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E. F. Lorena-Benfica
(1906-1921)
E. F. Central do Brasil (1921-1975)
RFFSA (1975-c.1985) |
PIQUETE
(antiga RODRIGUES ALVES)
Município de Piquete, SP |
Ramal de Piquete - km 297,531 |
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SP-2058 |
Altitude: 636 m |
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Inauguração: 15.09.1906 |
Uso atual: Cartório Eleitoral (2015) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1906 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Piquete, em bitola métrica e originalmente chamado
de E. F. Lorena-Benfica, foi inaugurado no trecho da estação
de Lorena, na EFCB, até Piquete em 1906 para atender um pedido
do Exército para ter transporte para a fábrica de explosivos
naquela localidade. Em 1907, foi concluído, com uma linha exclusiva
para a fábrica. O transporte de passageiros somente era feito
entre Lorena e Piquete, e daí para a frente o ramal era exclusivo
do Exército. De qualquer forma, o ramal deveria ter sido unido
com a estação de Delfim Moreira, já em Minas
Gerais e relativamente próxima a Piquete, mas o projeto não
vingou. Nessa época, a ferrovia já pertencia à
Central do Brasil desde 1921. Nos anos 1970, o transporte de passageiros
foi estendido até a fábrica, mas em 1978 os trens de
passageiros foram definitivamente suprimidos. Fontes da cidade citam
que a desativação definitiva do ramal ocorreu em 1985.
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta com o nome de Rodrigues Alves em 1906, na cidade
de Piquete, homenageando assim o Presidente da República
na época da construção da ferrovia.
Em 20/09/1933, o nome foi alterado para o da cidade, Piquete.
A estação era o ponto terminal dos trens de passageiros
que vinham de Lorena para a cidade pelo ramal, nos trens da
Central e depois da RFFSA.
Nos anos 1970, a RFFSA passou a correr direto de Lorena para
a fábrica, na estação de Limeira, substituindo
os "trens piqueteiros", como eram chamados os trens do exército
que partiam direto de Lorena com os funcionários da
fábrica, e eram também do exército.
Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi suspenso.
O prédio ficou abandonado por muitos anos, mas foi finalmente
restaurado em 15/9/2006, para abrigar a Secretaria da Cultura da cidade.
Depois, foi abandonada de novo, mas, em 2015, a ex-estação
passou a abrigar o cartório eleitoral de Piquete (337ª Zona Eleitoral)
e estava bem conservada novamente.
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1922
AO LADO: Pessoal am cada estação do ramal (O Estado de S. Paulo, 25/3/1922). |
(Fontes: Fernando Marietan; Marco Giffoni;
Leonardo Lucena; Ercio Molinari; Sérgio Martire; Max Vasconcellos:
Vias Brasileiras de Comunicação, 1947; Jornal Cidade
Paisagem, ed. 237, Janeiro 2006; Jornal Vale Paraibano, 16/9/2006;
Fundação Christiano Rosa, Piquete, SP; Prefeitura Municipal de Piquete;
Guias Levi, 1941-80) |
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A estação no dia da sua inauguração
em 1906. Acervo Fundação Christiano Rosa |
A estação, ainda como Rodrigues Alves, sem data.
Foto cedida por Ercio Molinari e Marco Giffoni |
A estação, foto sem data. Foto cedida por Ercio
Molinari e Marco Giffoni |
A estação em foto recente, abandonada. Foto cedida
por Marco Giffoni |
A estação de Piquete em 06/2001. Foto Sérgio
Martire |
A estação em 06/02/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht
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A estação em 06/02/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht |
O prédio restaurado em 15/09/2006. Foto da Prefeitura
Municipal de Piquete |
O prédio restaurado em 15/09/2006. Foto da Prefeitura
Municipal de Piquete |
A estação em 6/7/2014. Foto Fernando Marietan |
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Atualização:
15.09.2018
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