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(1925-1947):
Quilômetro 75
Pirajuí
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(1947-2002):
Quilômetro 75
Pirajuí
Toledo Piza
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Tronco NOB - 1935
IBGE-1973
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
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E. F. Noroeste do
Brasil (1948-1975)
RFFSA (1975-1996) |
PIRAJUÍ
Município de Pirajuí, SP |
Linha-tronco - km 73,900 (1949); 73,607 (1960) |
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SP-0788 |
Altitude: 472 m |
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Inauguração: 08.09.1948 |
Uso atual: abandonada (2018) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1949 |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Araçatuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná,
em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar
a Corumbá, na divisa com a Bolívia, anos depois. O trecho entre
Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada
de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou
a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava
o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da
RFFSA. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte
foi suprimido. Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste,
que transporta cargas até hoje. |
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A ESTAÇÃO: A estação
original de Pirajuí foi inaugurada em 1925 como ponta e única
estação do ramal de Pirajuí. O ramal foi construído
devido aos esforços e também investimento financeiro
da Prefeitura da cidade. Este seria o trecho inicial de apenas dez
quilômetros de um ramal que, saindo do km 75 da linha-tronco, no
posto km 75, deveria cruzar o Tietê e chegar a Novo
Horizonte, com 90 km de trilhos. O prolongamento nunca seguiu
adiante.
Pouco mais de vinte anos depois, a Noroeste decidiu integrar a estação
ao tronco, e, em 1948, entregou a nova estação já na linha-tronco.
Essa retificação - também um investimento da prefeitura - alterou
logicamente o traçado da linha, mas manteve a maioria das estações,
inclusive o posto que dava início ao ramal extinto. O traçado
novo passou a ir do posto do km 75 até a estação
de Guarantã, passando por Pirajuí.
A linha nova aberta em 8 de setembro de 1948 - a estação
nova teve sua construção iniciada somente em março
de 1949 e enquanto não estava pronta, a velha seguia sendo
utilizada precariamente, provavelmente através de um curto desvio
para se chegar até ela, que foi construída no limite
da área urbana de então, aliás, além dele.
Com grande movimento nos tempos áureos, a "nova" estação
estava abandonada e parcialmente depredada em 2010, mas mantendo seus
desvios ainda com alguns carros estacionados.
Em 2018, junto à estação, abandonada e depredada,
por incrível que possa parecer, existia um bairro relativamente
nobre da cidade, mas que, para ser atingido, ainda atravessava o vale
de um pequeno rio que separa a cidade original da nova estação
e desse bairro.
(Veja também PIRAJUÍ-RAMAL)
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1940
À ESQUERDA: Projetando o novo percurso da ferrovia em Pirajuí (O Estado de S. Paulo, 12/1/1940). |
ACIMA: A estação em construção em 1949 (Autor desconhecido).
ACIMA: Funcionários em frente à
fachada da estação de Pirajuí, ainda em plena
atividade, posando em 1975 (O Avaiense, edição
de junho de 2008).
ACIMA: Grave acidente de trem - uma composição
de 96 vagões - da concessionária Novoeste em 1998 acabou com a gare já então abandonada da estação
de Pirajuí (Foto de jornal da época, provavelmente de
Bauru - Autor desconhecido).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa
local; Silvio Rizzo; José H. Bellorio; Daniel Gentili; O Avaiense,
2008; Folha da Manhã, 1948; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; IBGE, 1973; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Pirajuí em 1948, às
vésperas da inauguração do novo prédio,
agora no tronco. Foto cedida por José H. Bellorio |
O saudoso trem de passageiros da Noroeste chega à estação,
c. 1995. Foto José H. Bellorio |
Entrada da plataforma da estação, c. 1995. Foto
José H. Bellorio |
Fachada da estação, em 02/2001. Foto José
H. Bellorio |
Placa da estação, em 02/2001. Foto José
H. Bellorio |
A estação, vista ao fundo, em 02/2001. Foto José
H. Bellorio |
A fachada da estação em 14/4/2009. Foto Daniel
Gentili |
O lado da plataforma sem a cobertura em 14/4/2009. Foto Daniel
Gentili |
Aestação em 28/11/2017. Foto Silvio Rizzo |
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Atualização:
20.02.2020
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