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Piqueri
Pirituba
Vila Clarisse
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SPR-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2012
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São Paulo
Railway (1885-1946)
E. F. Santos-Jundiaí (1946-1994)
CPTM (1994-) |
PIRITUBA
Município de São Paulo, SP |
Linha-tronco - km 90,320 (1935) |
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SP-1724 |
Altitude: 731 m |
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Inauguração: 01.02.1885 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1970 |
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HISTORICO DA LINHA: A São Paulo
Railway - SPR ou popularmente "Ingleza" - foi a primeira estrada de
ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por
investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores
acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou
durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu
a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros
de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro
funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946,
com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União
sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado
até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à REFESA, e,
em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla.
O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas
o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as
TUES dos trens metropolitanos. |
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A ESTAÇÃO: A estação de
Pirituba foi inaugurada em 1885 pela São Paulo Railway.
A estação foi o núcleo para a formação
do bairro do mesmo nome.
Em 1964, passou por reformas e foi construída
uma passarela e mais uma plataforma, entregue em 1965.
"Nos
idos de 1965 um tio meu morava perto da estação de Pirituba, no alto
de um morro. A vista para o trecho Pirituba-Lapa da Santos-Jundiaí
era espetacular, e a toda hora passavam trens dos mais variados: TUEs
(trens-unidade elétricos, de subúrbio) Budd, Gualixo,
passageiros da Paulista, carga... ah, se eu tivesse uma máquina fotográfica
naquela época!! Mas não dava para ver a ponte sobre o Tietê, uma curva
da estrada a escondia. A população conhecia as manhas da Santos-Jundiaí
e tomava proveito delas. Não sei porque motivo, em determinados horários,
sempre os mesmos, os TUE que vinham da Luz paravam por instantes um
pouco antes de entrar na estação de Pirituba, provavelmente aguardando
a liberação da plataforma. De fato, dali a instantes saía um TUE da
estação, rumo a São Paulo, e a composição que se encontrava
parada finalmente entrava na estação. Os passageiros que estavam nesses
TUEs vindos de São Paulo e que moravam nas imediações da estação
tomavam partido dessa manobra. Para evitar ter de se deslocar inutilmente
até a estação (de trem) e depois retornar (a pé) ao local onde já
se encontravam parados, esses passageiros desembarcavam assim que
o trem fazia a parada estratégica antes de entrar na estação, aproveitando
que a união entre os dois TUEs que constituíam a composição não tinha
sanfona, só a plataforma para passagem" (Antonio Gorni,
02/2007).
O prédio atual é dos anos 1970. Em 2023 ainda atendia aos
trens metropolitanos da CPTM.
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1889
AO LADO: A estação de Pirituba já tem sua agencia de correio (A Provincia de S. Paulo, 7/8/1889). |
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1891
AO LADO: Acidente em Pirituba (A Provincia de S. Paulo, 21/4/1881). |
ACIMA: A SPR suprime dois trens de suburbio que corriam entre a Luz e esta estação (O Estado de S. Paulo, 26/10/1893).
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1897
Atropelamento próximo a Pirituba (O Estado de S. Paulo, 4/4/1897). |
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1900
Menino pula do trem em movimento para pegar o chapéu próximo a Pirituba (O Estado de S. Paulo, 28/02/1900). |
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1900
Acidente e morte na estação de Pirituba (O Estado de S. Paulo, 28/04/1900). |
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1928
Críticas
à SPR (Inglesa) pelo atendimento na estação
de Pirituba (O Estado de S. Paulo, 7/2/1928).
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ACIMA:
Porteiras ferroviárias em Pirituba na Estrada Velha de Campinas
- hoje av. Raimundo P. Magalhães - nos anos 1960 (Acervo Páginas
Pirituba).
ACIMA: Assalto ao trem pagador em 1968 em Pirituba - CLIQUE SOBRE O ARTIGO PARA LER O TEXTO INTEIRO (O Estado de S. Paulo, 11/08/1968).
ACIMA: A estação de Pirituba em 16/4/2010 (Foto Amadeu Gomes).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht,
pesquisa local; Fernando Goes, 2010; Antonio Gorni; Fúlvio Godói; Guilherme
Alpendre, 2001; Amadeu Gomes, 2007; Paulo Mendes; William Gimenez, 1990; Páginas
Pirituba; O Estado de S. Paulo, 1928; SPR: Relação oficial
de estações, 1935; O Estado de S. Paulo, 1997; Mapas
- Acervo R. M. Giesbrecht ) |
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A estação de Pirituba em 1899. Autor desconhecido |
Plataforma separada da estação de Pirituba em
1899. Autor desconhecido |
A estação original, sem data. Autor desconhecido |
Estação de Pirituba em 1967. Acervo Paulo Mendes |
Estação original de Pirituba, demolida nos anos
1970. Foto cedida por Fúlvio Godói |
A estação, anos 1990. Foto cedida por William
Gimenez |
A estação em 1997. Foto do jornal O Estado
de S. Paulo |
Plataforma da estação de Pirituba em 2001. Foto
Guilherme Alpendre |
A estação em 02/2007. Foto Amadeu Gomes |
A estação em 02/2007. Foto Amadeu Gomes |
A estação e a chegada do trem, em 02/2007. Foto
Amadeu Gomes |
A estação em 6/2010. Foto Fernando Goes |
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Atualização:
27.01.2023
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