|
|
...
Bauru-NOB
Posto 1
Curuçá
...
Tronco NOB - 1935
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
E. F. Noroeste do
Brasil (n/d-1975)
RFFSA (1975-1996) |
POSTO
1
Município de Bauru, SP |
Linha-tronco - km 0,5 |
|
SP-3609 |
|
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: escritório |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A Estrada
de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir
de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Aracátuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá,
de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá,
na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba e
Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária,
foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte
do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de
Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa. Transportou
passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido.
Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta
cargas até hoje. |
|
A ESTAÇÃO: Saindo da estação
de Bauru em direção a Araçatuba. do lado direito
da linha em frente à serraria e carpintaria das oficinas da
NOB, o Posto 1 deve ficar a uns 400 metros da estação. Hoje
ele é o escritório da empresa Transbordo S.A. Essa empresa faz transbordo
de minério para a Gerdau em Piracicaba. O posto era usado para
troca de staff. Como a estação central de Bauru era muito movimentada,
esse posto foi construído com essa finalidade.
(Fontes: André Luiz Ramos, 2006; Nilton Gallo; Douglas Ruzon;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
O Posto 1 durante os anos 1980. Extraído de filmagem
de Nilton José Gallo |
Posto 1 em 1988. Foto Douglas Ruzon |
O Posto 1 em 2006. Foto André Luiz Ramos |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
28.01.2012
|
|