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VXY Mogiana em MG
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Bauru-NOB
Posto 1
Curuçá
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Tronco NOB - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Noroeste do Brasil (n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
POSTO 1
Município de Bauru, SP
Linha-tronco - km 0,5   SP-3609
    Inauguração: n/d
Uso atual: escritório   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller, em 1908 Aracátuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá, de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá, na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba e Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária, foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da Refesa. Transportou passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido. Em 1996, a Refesa deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta cargas até hoje.
 
A ESTAÇÃO: Saindo da estação de Bauru em direção a Araçatuba. do lado direito da linha em frente à serraria e carpintaria das oficinas da NOB, o Posto 1 deve ficar a uns 400 metros da estação. Hoje ele é o escritório da empresa Transbordo S.A. Essa empresa faz transbordo de minério para a Gerdau em Piracicaba. O posto era usado para troca de staff. Como a estação central de Bauru era muito movimentada, esse posto foi construído com essa finalidade. (Fontes: André Luiz Ramos, 2006; Nilton Gallo; Douglas Ruzon; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

O Posto 1 durante os anos 1980. Extraído de filmagem de Nilton José Gallo

Posto 1 em 1988. Foto Douglas Ruzon

O Posto 1 em 2006. Foto André Luiz Ramos
 
   
     
Atualização: 28.01.2012
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.