|
|
...
Bauru Paulista
Posto km 358
Aldeia
...
Var. Bauru-Garça FEP - 1980
IBGE-1970 mostra a linha nova em construção sem a posição
dos futuros postos
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1977
...
|
|
|
|
|
FEPASA (1976-1998)
|
POSTO
KM 358 (antigo PATIO 1)
Município de Bauru, SP |
Variante Bauru-Garça - km 358 |
|
SP-2721 |
|
|
Inauguração: 10.05.1976 |
Uso atual: demolido |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1976 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Em maio de
1976, depois de anos de construção, a Fepasa abriu a variante Bauru-Garça,
velho projeto da Cia. Paulista para encurtar a linha entre as duas
cidades no seu tronco oeste. Esta linha esta dava a volta pelo sul
da serra da Esmeralda, passando por oito estações, de Piratininga
a Gália, que foram sumariamente suprimidas, abandonando-se o trecho.
A variante está em operação até hoje para trens de carga, tendo por
ela passado trens de passageiros até o início de 2001, quando a Ferroban,
depois de um acidente nos lados de Tupã, fez esse trem seguir apenas
até Bauru. Trem este que foi desativado em 15 de março de 2001. |
|
A ESTAÇÃO: Aberto em 1976,
como Pátio 1, na linha recém-inaugurada entre Bauru
e Garça. Segundo descrições de viajantes, era apenas uma casinha
de madeira, em local ermo, perto de fazendas da região. Em 1980, os
horários de trem do Guia Levi não o citavam mais como local de parada.
Em 1982, o Relatório de Instalações Fixas da
FEPASA mostraram uma foto do posto, aqui reproduzida (abaixo). Em
1986, não mais.
(Fontes: José H. Bellorio; FEPASA:
Relatório de Instalações fixas, 1982;
FEPASA: Relatório de Instalações
fixas, 1986; IBGE, 1970; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
O posto em 1982. Foto FEPASA |
Local do antigo posto km 358, em 1990. Foto José H. Bellorio |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
28.01.2012
|
|