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Autódromo
Primavera-Interlagos
Grajaú-nova
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ramal Jurubatuba - 1970
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2017
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CPTM (2008-) |
PRIMAVERA-INTERLAGOS
Município de São Paulo, SP |
Ramal de Jurubatuba - km 39,7 |
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SP-4072 |
Altitude: - |
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Inauguração: 21.04.2008 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 2008 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Jurubatuba foi construído entre 1952 e 1957 para encurtar
a distância entre a Capital e Santos pela Sorocabana. Partindo da
estação de Imperatriz Leopoldina, no tronco, a linha seguia até Evangelista
de Souza, na Mairinque-Santos, no alto da serra, para dali descer
para o porto. Transportando passageiros e cargas desde a abertura
da linha em 1957, o ramal acabou por se tornar uma das linhas de subúrbio
da Capital. Por volta de 1980 foi feita a duplicação
da linha e a colocação da bitola mista, o que levou
à demolição, por causa do óbvio alargamento
do leito para comportar duas linhas, de todas as estações
originais que estavam no trecho entre Universidade e Jurubatuba, com
a exceção desta última. Uma nova linha com novas
estações foi entregue, agora com trens partindo de Osasco e não
mais de Julio Prestes, mas somente em 2000 é que ficaram prontas todas
as estações previstas para todo o trecho que hoje é atendido
pelos TUES metropolitanos da CPTM. Até dezembro de 2001 o transporte
de passageiros se resumia ao trecho entre Presidente Altino, no tronco,
e Varginha, na entrada da área de mananciais. Nesse mês, o transporte
foi suprimido para além de Jurubatuba, mas em 2008 a linha
foi reformada e agora chega até a estação terminal
de Grajaú-nova. A linha hoje está totalmente desativada
para cargueiros. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Primavera-Interlagos foi inaugurada em 2008.
Dois dias depois da inauguração, esta era a situação:
"Desde as 04h00 de hoje, os trens da linha 9-Esmeralda, CPTM,
estão fazendo o trajeto entre Osasco e Grajaú sem a baldeação na Estação
Jurubatuba. Como já é esperado grande movimento na Estação Grajaú,
existe um aviso de que o acesso à plataforma poderá ser controlado
em determinados horários, como já acontece todas as manhãs na Estação
Santo Amaro. São três tipos de TUEs em circulação: os espanhóis, os
Siemens e os novos Alstoms. O contato pode ser através do "Atendimento
ao usuário" pela internet. Aliás, hoje no caderno Cidades do "Estadão",
foram publicadas duas reclamações sobre a linha 9-Esmeralda, onde
os missivistas falavam em "descaso" para com os passageiros.
Só posso imaginar que sejam passageiros de pouco tempo e que não tem
noção do que foi feito e querem que tudo seja "fantástico e maravilhoso".
Vejam bem, não estou criticando o sagrado direito de "reclamar", mas
a maneira descabida como se fazem algumas colocações. No caso desta
linha, não há descaso em momento algum, tanto que parte dos novos
trens já estão circulando e o trecho prometido já está entregue. E
mais um detalhe: Quem for visitar as Estações nos próximos dias vai
observar que alguns detalhes ainda estão por concluir. Ou seja, as
instalações foram entregues e estão operacionais, mas não estão completas"
(Carlos R. Almeida, 23/04/2008).
(Fontes: Carlos R. Almeida; Salles)
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A plataforma da estação em 9/9/2017. Foto Carlos
R. Almeida |
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Atualização:
01.04.2021
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