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VXY Mogiana em MG
Índice de estações
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Ingá
Gameleira
Mogeiro
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Ramal de C. Grande-1958
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Great Western do Brasil (1907-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
GAMELEIRA
Município de Mogeiro, PB
Ramal de Campina Grande - km 174 (1960)   PB-3896
Altitude: -   Inauguração: 02.10.1907
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: desconhecida
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Campina Grande teve seu primeiro trecho entregue em 2 de outubro de 1907, entre a estação de Itabaiana, na linha da Great Western que ligava Recife a Natal, e a cidade paraibana de Campina Grande. Do outro lado do Estado da Paraíba, entre 1923 e 1926, a Rede de Viação Cearense alcançava a cidade de Souza, partindo de sua linha-tronco que ligava Fortaleza a Crato, no Ceará, a partir da estação de Arrojado. De Souza, a RVC avançou até Pombal (1932) e depois a Patos (1944). O trecho de 164 km entre Patos e Campina Grande somente seria entregue ao tráfego em 1958, e era justamente esta a linha que ligava o Nordeste Ocidental ao Oriental, ou seja, o Ceará ao resto do Brasil. Até o final dos anos 1990, este ramal era um dos mais movimentados, em termos de cargueiros, do Nordeste, ligando Recife a Fortaleza e dali a São Luiz do Maranhão. O tráfego de passageiros havia sido desativado já np final dos anos 1970. Em 2021 a linha toda já estava abandonada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Gameleira teria sido inaugurada em 1907 pela Great Western, no trecho Itabaiana-Campina Grande. O Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960, no entanto, não dá a data.

Gameleira
é um distrito do município de Mogeiro, que fica na divisa com o município de Ingá, localizado no Agreste Paraibano, na microrregião de Itabaiana.

A parada de Gameleira era, como mostra a imagem abaixo, apenas uma plataforma simples com aquela cobertura de madeira e telha canal.

A estação de Gameleira foi desativada oficialmente em 1997 pela RFFSA, Até por volta de 2010, trafegavam trens de carga pelo ramal, quase que diariamente.

Em 2017, a estação já havia sido demolida e os trens já haviam deixado de passar (ver caixa abaixo, de 2017).

ACIMA: Em 2017, a plataforma coberta de mato mostra o local onde um dia esteve o prédio da estação da Gameleira (Foto Geraldo Langovsky).

(Fontes: Geraldo Langovsky, 2017; Jônatas Rodrigues Pereira; Alexandre Ferreira Guias Levi, 1932-84; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A parada da Gameleira nos anos 1940. Não se vê o prédio da estação, apenas uma plataforma. Acervo Alexandre Ferreira
     
     
Atualização: 21.12.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.