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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Itapuá
Paula Cavalcânti
Cobé
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Saída para o ramal de Cabedelo: Cruz do Espírito Santo
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Linha Norte - 1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Conde D'Eu (1883-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
PAULA CAVALCÂNTI
(antiga ENTRONCAMENTO)
Município de Cruz do Espírito Santo, PB
Linha Norte - km 184 (1960)   PB-3669
Altitude:   Inauguração: 07.09.1883
Uso atual: moradia (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980.
 

A ESTAÇÃO: A estação de Entroncamento foi inaugurada em 1883, no primeiro trecho aberto pela E. F. Conde D'Eu. O nome foi alterado para Paula Cavalcanti nos anos 1950, em homenagem ao "Cazuza Trombone", alcunha de José Francisco de Paula
Cavalcânti
, proprietário dos Engenhos Massangana e Santana, no município.

Ali acontecia o cruzamento de duas linhas: o ramal de Cabedelo e o trecho até Pilar

"Vivemos momentos felizes naquela época', lembrou Francisca de Oliveira, referindo-se aos anos 1960 e início dos anos 1970, quando a ferrovia viveu seu tempo áureo na Paraíba. 'Hoje vivemos só de saudade e o distrito está esquecido pelos administradores públicos e pela população do Estado, é lamentável', completou" (Correio da Paraíba, sobre a estação de Paula Cavalcânti, 11/09/2005).

"Eta estaçãozinha difícil de se encontrar! Fui a Santa Rita, a cidade mais perto dela, onde ninguém a conhecia com este nome, principalmente os motoristas de taxi! Após as devidas explicações, um motorista mais velho se lembrou de um lugar chamado Entroncamento (nome anterior dela). Ela fica por via férrea a 20 quilômetros desta cidade, porém para chegarmos nela rodamos mais de 50 quilômetros por canaviais e pastos. O curioso é que passa uma BR muito próxima, porém do outro lado do rio Paraíba e sem acesso rodoviário. Uma das estações triangulares do Brasil" (Coaraci Camargo, 05/2005).

Em 2022, A estação em si funcionava como moradia. enquanto o armazém seguia abandonado e em ruínas, o acesso a localidade continuava péssimo para fazer de carro. O pátio estava completamente coberto pelo mato, mesmo assim dava para perceber que era bastante amplo e digno da importância de um entrocamento ferroviário. Ao redor existiam algumas casas que provavelmente fizeram parte da vila ferroviária e estavam habitadas nesta data.


ACIMA: mapa do município de Cruz do Espirito Santo, nos anos 1950. A estação de Paula Cavalcânti, ainda com o nome de Entroncamento, aparece no limite oeste do município, na junção do ramal de Cabedelo, que corre para leste, com a linha Recife-Natal, esta correndo de sul a norte. Próximo ao ramal, ao norte, linhas de usinas. De quais delas? Vêem-se pelo menos duas linhas e mais pequenos ramais. No sentido sul-norte, a linha Recife-Natal. (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume IV, 1958).

Fontes: Rodrigo Henrique, 2022; Jônatas Rodrigues, 05/2006; Guias Levi, 1932-1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, vols. 1V e XVII, 1958;Nilson Rodrigues, 2006; Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brazil, Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr., 1886; Correio da Paraíba, 11/09/2005; Coaraci Camargo, 2005)

     

A estação, à direita, onde sai o ramal. Foto Nilson Rodrigues em 2006

A estação em 04/2007. Foto Coaraci Camargo

A estação em 04/2007. Foto Coaraci Camargo

A estação em 04/2007. Foto Coaraci Camargo

Detalhe da estação em 04/2007. Foto Coaraci Camargo

A vvelha estação em 30/3/2022. Foto Rodrigo Henrique
     
Atualização: 15.05.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.