A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Itabaiana
Pilar
Coitezeiras
...

Linha Norte - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...

 
E. F. Conde D'Eu (1883-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
PILAR
Município de
Linha Norte - km 159 (1960)   PB-3532
Altitude: 36 m   Inauguração: 28.12.1883
Uso atual: moradia (2021)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pilar foi inaugurada em 1883. O primeiro trecho inaugurado pela E. F. Conde D'Eu neste ano foi o da estação do Entroncamento (Paula Cavalcânti) a Camarazal (Mulungu). Depois, a ferrovia foi esticada de um lado até Pilar (para se poder implantar posteriormente a linha do Brejo, ao norte) e de outro até João Pessoa.

Pilar
ficou como ponta de linha até 1901, quando o trecho que a uniu até a fronteira com Pernambuco foi inaugurado. Com isto, a ligação entre a Paraíba (João Pessoa) e o Recife foi completada.

A estação foi desativada nos anos 1990 e atualmente não conheço a situação do prédio.

O prédio foi tombado pelo IPHAEP em 2001, e existia ainda em 2021 em razoáveis condições, onde morava uma família.

1883
AO LADO:
Os trilhos já =já estavam estavam em Pilar em fevereiro de 1883 (A Provincia de S. Paulo, 24/02/1883).

1883
AO LADO:
Em setembro, a ferrovia foi inaugurada até Mulungu (A Provincia de S. Paulo, 11/09/1883).

(Fontes: Rodrigo Henrique, 2021; Jônatas Rodrigues, 05/2006; Guias Levi, 1932-1984; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Desenho da estação de Pilar por volta de 2000. Arte Jonatas Rodrigues

Acima e ao lado, a estação de Pilar, bastante descaracterisada, em 2007. Acervo Jonatas Rodrigues

A estação de Pilar em 26/7/2021. Foto Rodrigo Henrique
     
Atualização: 09.08.2021
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.