A ESTAÇÃO: A estação
de Pombal foi inaugurada em 1932 pela Rede de Viação
Cearense, como ponta de linha do primeiro prolongamento do ramal
da Paraíba.
Em 9/3/2023, Nilton Kosminsky me perguntou qual o trajeto que seus pais e avós, naturais da Lituânia e da Bessarábia (esta última hoje se chama Moldávia) usaram para saír de Sousa, na Paraíba, em 1942. Ele somente tinha certeza que eles chegaram a Recife e de lá tomaram um barco para Salvador.
Em Sousa estavam desde 1939, quando se casaram. Ele supunha que eles utilizaram tanto o ferroviário como o rodoviário para chegar e sair de Sousa, mas... havia mesmo alguma conexão de Sousa para Natal ou Recife nessa época? Eles estavam morando em 1939 no açude de Curema (Açude Estevam Marinho). Saíram de Sousa, que era a cidade próxima ao açude em 1942 e aqui foi onde Nilton quis pedir ajuda: já havia olhado todas as estradas ferroviárias possíveis baldeações, que os levassem, de Sousa até Recife, onde embarcaram de barco para Salvador. Resumindo: como seus pais chegaram em Recife, saindo de Sousa, por trem? Era possível isto?
Pelo mapa de 1942, não havia nenhuma ligação entre Souza e Recife por trem.
Como fazer para ir de Sousa, ou de Pombal, para o porto de Recife por trem em 1942? O mapa (ver abaixo, no caixa desta data) do jornal Correio Paulistano mostra que a volta seria enorme, embora a distância, em si, não fosse tão grande assim. Afinal, a uma primeira olhada no mapa, o passageiro teria de escolher que linhas precisaria tomar, baldear, etc., mas, na verdade, a rede de trilhos não era lógica para este fim. As estradas de rodagem existiam, mas eram ruins nos sertões da Paraíba, por onde o viajante teria de passar. Havia também uma ligação com Fortaleza, de onde se poderia ir de navio a Recife.
Essa esperada ligação por trilhos foi finalizada somente em 1958, quando a Rede Ferroviária do Nordeste terminou e entregou a ligação ferroviária entre
as estações de Patos, então já
a ponta de linha no ramal da Paraíba desde 1944, e Campina
Grande; então, a RFFSA, já controlando as duas linhas, incorporou
não só o trecho Patos-Campina Grande como também o trecho Souza-Patos, onde se encontrava
a estação de Pombal, à rede de
vias férreas no nordeste.
A estação de Pombal foi fechada para trens de passageiros em 1977.
"Falem-me de Pombal! Digam-me das suas ruas antigas.
Da feira aos sábados com os cordelistas do Pavão Misterioso e Lampião
no inferno. Falem-me do banho no rio, do violão de Bideca, da cachaça
gostosa, do futebol nos bancos de areia e da bolacha peteca na padaria
de seu Napoleão. (...) E o tempo passando por nós. Falem-me do grupo
João da Mata, O bloco de sujos batendo lata pelas ruas de Pombal.
Digam que ainda escuto o apito do trem Asa Branca chegando numa estação
com seus passageiros apressados que não se reconhecem mais. Alguém,
fale-me de Pombal!" (Pombal em Saudades, Jerdivan Nóbrega
de Araújo, João Pessoa, PB).
"Quando eu cheguei aqui, o cabaré mais afamado era o de Love,
pois já fazia cerca de uns vinte anos que tinha cabaré. Mas me lembro
do trem de passageiros que passava, trazendo toda sexta-feira as mulheres
que vinham de Campina Grande e de outras partes, para fazer a feira
e as festas nessa rua, quando era no sábado a tardinha o trem fazia
baldeação em Sousa e levava as mulheres para as suas freguesias. Você
imagine que ali na frente tinha um cabaré com uma espécie de parada
do trem, elas desciam naquele pátio grande, eram cerca de quarenta,
cinqüenta mulheres, cada uma delas bem trajada e cada qual mais bonita
do que a outra. Aqui era uma festa só, não existia nada lá para o
centro depois das nove horas da noite, não, tudo era aqui, na Rua
da Rodagem, coisa muito diferente do que a gente vê hoje, acabou!
Acabou os movimentos, porque deixaram de vir. Aqui era muito violento
(...)" (Parte de texto de livro sobre a cidade de Pombal
não mencionado e enviado por Wanderley
Duck).
A estação de Pombal está tombada pelo IPHAEP da Paraíba.
ACIMA: Muitos trilhos e poucas ligações lógicas no Nordeste. Linhas pretas: ferrovias existentes em 1942. Linhas brancas:ligações necessárias mas não efetuadas até então. Linhs intermitentes - trechos de ferrovias em construção; linhas trajetadas - divisas estaduais - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR (Correio Paulistano, 8/2/1942).
ACIMA: "Ponte Vermelha", sobre o Rio Piancó,
em Pombal, a cerca de 2 km a oeste da estação desta cidade. Ela tem
168 metros de comprimento e foi construída por volta de 1930/31 pela
RVC, com estrutura toda metálica, apoiada em bases de pedra e concreto
(Foto de autor desconhecido nos anos 1950, extraída do site: www.marcoslacerda.hpg.ig.com.br).
ACIMA: Trilhos sem trens em Pombal, em 2017 (Foto Geraldo Langovski).
ACIMA: Localização da estação de Pombal (no centro do mapa) em 2022 (https://www.buser.com.br/destinos/pontos-turisticos/pb/pombal/praca-santa-rosa).
(Fontes: Geraldo Langovsky, 2017; Jonatas Rodrigues, anos 1980; Wanderley Duck; Alberto
Martins da Matta, 2005; Roosevelt Reis, 2009; www.marcoslacerda.hpg.ig.com.br;
Jerdivan Nóbrega de Araújo: Pombal em Saudades - Expedição
Terra da Gente, Paraíba, 2007; https://www.buser.com.br/destinos/pontos-turisticos/pb/pombal/praca-santa-rosa; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |