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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Escada
Barão de Suassuna
Frexeiras
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Linha Sul (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Recife ao São Francisco (1862-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
BARÃO DE SUASSUNA
(antiga LIMOEIRO)
Município de
Linha Sul - km 64 (1960)   PE-3089
Altitude: 99 km   Inauguração: 13.05.1862
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas pontas da linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Limoeiro foi inaugurada em 1860.

Mais tarde teve o nome alterado para Barão de Suassuna.

Como escreveu Jorge de Lima no seu livro Colunga, de 1943: "As estaçõezinhas vinham vindo ligeiras aos olhos de Lula. (...) Passa logo Limoeiro: Limoeiro não, hoje é Barão de Suassuna, as terras do único barão sobrevivente em Pernambuco, muita honra pois sim!"

A usina, que era propriedade do Barão, não ficava perto da estação, mas a casa dele, sim (ver foto abaixo). As terras desta usina são imensas, mas hoje ela está fechada, como muitas por aqui, estrada com muita lama e difícil, ao sair de lá tinha lama até no teto do carro.

Da estação, somente sobrou a plataforma cheia de mato.


ACIMA: O município de Escada, nos anos 1950. Nota-se algumas estaçõe, inclusive a de Barão de Suassuna, a sudoeste da sede, na linha Sul da RFN, que corre do leste para o sudoeste, passando pela sede do município. Vêem-se também diversas ferrovias particulares de usinas, algumas delas bem afastadas da rede da RFN. (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume IV, 1958)

ACIMA: A parada ficava próxima a residência do Barão de Suassuna, mas não era perto da usina (Foto Sydney Correa em 11/2019).

(Fontes: Guias Levi, 1932-82; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, IBGE, volume IV, 1958; Jorge de Lima, Colunga, 1943)

     

Plataforma da estação debaixo do mato. Foto Syney Correa em 11/2019
   
     
Atualização: 12.11.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.