A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Maraial
Florestal
Igarapeba
...

Linha Sul (1940)
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1965
...
 
E. F. Sul de Pernambuco (1894-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
FLORESTAL
Município de
Linha Sul - km 168 (1960)   PE-3992
Altitude: 246 m   Inauguração: 01.12.1894
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas pontas da linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Florestal, da E. F. Sul de Pernambuco,

ACIMA: Mato na região onde ficava a estação de Florestal. Ao fundo, a capela e o cemitério, Do povoado e da ferrovia, que não vê trens há anos (Foto Cláudio Vitoriano em 2007).

foi aberta em 1894 ao tráfego público. A estação já foi demolida.




















à ESQUERDA: Acidente com mortes entre as estações de Floresstal e de Igarapeba em 1960 (Folha de S. Paulo, 28/2/1960).
(Fontes: Claudio Vitoriano; Acervo João Estevão; Folha de S. Paulo, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação. provavelmente anos 1950. Autor desconhecido

Por aqui ficava a estação, já demolida.
Foto Claudio Vitoriano em 2007
   
     
Atualização: 17.09.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.