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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Igarapeba
Peri-Peri
São Benedito do Sul
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Linha Sul (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Sul de Pernambuco (1883-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
PERI-PERI
Município de São Benedito do Sul, PE
Linha Sul - km 178 (1960)   PE-3994
Altitude: 398 m   Inauguração: 15.06.1883
Uso atual: demolida (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas pontas da linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Peri-Peri foi inaugurada em 1883 pela E. F. Sul de Pernambuco.

O pesquisador Marconi Paulo esteve no local em 2022 e
registrou que a vila ferroviária é hoje na verdade somente ruínas.

É Marconi Paulo quem conta, em 2022: "Venho querendo descobrir a estação de Peri Peri há um bom tempo, porém somente agora pude realizar esta tarefa. Foi necessário fazer uma trilha longa, num total de 3h ida e volta, saindo de São Benedito do Sul por um trecho íngreme e há um bom tempo abandonado e cheio de mato, mas muito bonito, com o rio Pirangi e suas corredeiras nos acompanhando por boa parte da caminhada.

Ao chegar no local indicado no mapa, deparamo-nos com o que sobrou da estação: a plataforma de embarque, uma caixa d’água, uma escada por trás desta que, provavelmente, era o acesso à casa do chefe de estação; e do outro lado da linha, aparentemente as ruínas de uma casa de ferroviários. Um pouco mais adiante, uma pequena ponte e uma estrutura que parece duas cisternas e uma coluna que, suponho, sustentava uma tubulação de água. Ainda encontramos algumas peças metálicas que devem ter sido um trole algum dia.

Tudo isso hoje somente utilizado pelas vaquinhas que pastam tranquilamente no local.
Há dois sítios próximos que estão habitados, porém no momento não havia ninguém.
E várias ruínas que indicam que a região era aparentemente um povoado, e que naturalmente foi esvaziando com o fim dos trens de passageiros.

Nessa missão pudemos ver que, infelizmente, tanto esses sítios habitados quanto o próprio local da estação serão irremediavelmente inundados pela barragem de Igarapeba, que no momento está com sua construção paralisada, mas que poderá ser retomada a qualquer momento. Daí a importância de se ter um registro da atual situação da estação".


ACIMA: Ruínas de construções em Peri-Peri em 2022 (Foto Marconi Paulo, abril de 2022).

ACIMA: Ruínas de construções em Peri-Peri em 2022 (Foto Marconi Paulo, abril de 2022).

ACIMA: Ruínas de construções em Peri-Peri em 2022 (Foto Marconi Paulo, abril de 2022).

(Fontes: Marconi Paulo; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

     

   
     
Atualização: 22.04.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.