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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Joaquim Nabuco
Pumati
Palmares
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Linha Sul (1940)
 
 
Great Western (1930-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
PUMATI
Município de Joaquim Nabuco, PE
Linha Sul - km 118 (1960)   PE-3276
  Inauguração: 15.01.1930
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas pontas da linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Pumati foi inaugurada em 1930. Atendia à Usina Pumati, hoje um distrito do município de Joaquim Nabuco. A usina de açúcar foi fundada em 1889, mas somente recebeu o nome de Pumati em 1920. Segundo o Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, a estação apenas foi inaugurada dez anos depois. Na época da inauguração da estação, a usina tinha quatro quilômetros de via férrea própria, uma locomotiva e 30 vagões. Atualmente (2008) a usina ainda funciona. "Tinha um auto-de-linha parado bem no ponto onde sai o desvio da linha tronco, para a Usina Pumati. A estação de Pumati está descaracterizada com muito mato em volta. Existiam alguns vagões da CFN no pátio da Usina" (Rodrigo Cabredo, 01/2008). Ou seja: a usina não tem mais a ferroviazinha a vapor, mas tem desvios por onde entravam os

ACIMA: O auto de linha da CFN, em janeiro de 2001, está na entrada do desvio para a usina, próximo à estação de Pumati, que tem o mesmo nome da usina. Muito mato nas linhas, que esteve abandonada por pelo menos 7 anos até meados de 2007. Agora está sendo limpa aos poucos (Foto Rodrigo Cabredo, 25/01/2008).
trens da RFFSA até alguns anos atrás. De 2000 para cá, a linha foi completamente abandonada pela concessionária CFN e somente em 2007 começou de novo a limpeza e a manutenção da linha. Quanto aos vagões que o Rodrigo viu no pátio da Usina, é possível que tenham ficado "ilhados" ali por anos. (Fontes: ANDRADE, Manuel Correia de. História das usinas de açúcar de Pernambuco. Ed. Massangana, 1989; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Rodrigo Cabredo, 2008)
     
   
     
Atualização: 30.01.2008
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.