A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Pumati
Palmares
Pirangi
...

Linha Sul (1940)
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Recife ao São Francisco (1862-1901)
Great Western (1901-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
PALMARES (antiga UNA)
Município de Palmares, PE
Linha Sul - km 125 (1960)   PE-3143
Altitude: 120 m   Inauguração: 30.11.1862
Uso atual: Casa da Cultura (2019)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas pontas da linha.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Una foi inaugurada em 1862. Quando foi inaugurada, a estação era a terminal da chamada "terceira secção" da ferrovia, entregue juntamente com a segunda secção nesse dia. Era justamente o trecho da ferrovia do qual os ingleses detinham a concessão, até "o encontro dos rios Una e Pirangi", perto de onde se sita a estação, que tomava o nome de um dos rios.

"Una, nos meados do século 19, era uma simples povoação, que vivia na dependência do Engenho Trombeta. Em torno da estação ferroviária, montada à margem do rio Una, cresceu a povoação, a ponto de tornar-se maior do que a sede do próprio município e comarca - Água Preta" (Estevão Pinto, História de uma estrada de ferro no Nordeste, 1949).

Foi ponta de linha por 20 anos (1862-1882) (ver caixa abaixo, de 1882), o que certamente ajudou no crescimento da cidade. A partir dessa chegada a Una (depois Palmares), a concessionária passou a discutir a construção do trecho seguinte, daí a demora em entregá-lo, o que acabou por favorecer a nova cidade.

Mais tarde teve o nome alterado para Palmares, e separou-se de Água Preta como município.

Em 2005 era uma das estações operacionais da CFN; porém, depois disso, a linha foi abandonada. Em 2019 o prédio, bem conservado, abrigava a Fundação Casa da Cultura Mermino Borba Filho.

1882
AO LADO:
Foram vinte anos para a linha alcançar o que na época era a estação de Catende (A Provincia de S. Paulo, 6/12/1882).

1884
AO LADO:
Anuncio de abertura de quatro engenhos de açúcar em quatro municípios, incluindo o de Bom Gosto em Palmares, neste ano trariam empregos para as cidades e mais movimento para a ferrovia (A Provincia de S. Paulo, 6/11/1884).

1887
AO LADO:
Anuncio de abertura da estação de Garanhuns com histórico das estações de Catende, Palmares e São Benedito - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VÊ-LO INTEGRALMENTE ( Diário de Pernambuco, 29/09/1887).

ACIMA: Estação de Una, em 1875-1876 (Foto Commissão Geologica do Imperio do Brasil).

1939
AO LADO:
Acidente com mortos e feridos próximo a Palmares em 1939 (O Estado de S. Paulo, 18/11/1939).


ACIMA: Locomotiva English Electric da RFN no pátio da estação de Palmares - talvez anos 1950 (Autor desconhecido).

ACIMA: Estação de Palmares, muito bem conservada em janeiro de 2022 (Foto Rodrigo Henrique).

(Fontes: Helio Ribeiro; Eduardo Viana; Estevão Pinto: História de uma estrada de ferro no Nordeste, 1949; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação. Anos 1940? Autor desconhecido

A estação em 2003. Foto Helio Ribeiro

A estação em 2003. Foto Helio Ribeiro

Estação de Palmares em 2005. Foto Eduardo Viana

Estação de Palmares em 2005. Foto Eduardo Viana

Estação de Palmares em 2016. Foto Fernando Marietan
     
Atualização: 17.01.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.