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Banhado
Roça Nova
Piraquara
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
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E. F. Paraná (1885-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
ROÇA NOVA
Município de Piraquara, PR
linha Curitiba-Paranaguá - km 80,500 (1936)   PR-1652
Altitude: 954,280 m   Inauguração: 05.02.1885
Uso atual: em reforma (2009)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Curitiba a Paranaguá, a mais antiga do Estado, foi aberta pela E. F. Paraná de Paranaguá a Morretes em 1883, chegando a Curitiba em fevereiro ded 1885. Durante seus 120 anos de existência ela pouco mudou, apenas dentro de Curitiba e na mudança de um ou outro túnel na serra. É considerada um dos marcos da engenharia ferroviária nacional, projetada por André Rebouças e construída por Teixeira Soares, depois de firmas estrangeiras recusarem a obra devido à dificuldade do trecho da serra, entre Morretes e Roça Nova. É também uma das poucas linhas que continua ter trens de passageiros, embora de forma turística apenas, desde os anos 1990, hoje explorado por uma concessionária privada, a Serra Verde. Em 1942, a E. F. Paraná foi englobada pela R. V. Paraná-Santa Catarina, e esta, em 1975, transformada em uma divisão da RFFSA. Em 1996, o trecho passou a ser operado pela ALL, que obteve a concessão da antiga RVPSC.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Roça Nova foi inaugurada como parada de serviços, no ponto culminante do trecho, marcando o início do planalto de Curitiba. O prédio atual não é o original de 1885.

Logo após essa estação, no sentido Paranaguá, vem o primeiro túnel, que marca o início da descida da serra (veja caixa abaixo, de 1884). A paisagem muda completamente: os vilarejos de grande pobreza existentes no trecho entre Curitiba e Roça Nova dão lugar à mata fechada da Serra do Mar.

A estação estava, em setembro de 2009, em fase final de reforma para se transformar na sede de uma vinícola.

1884
AO LADO: Os trilhos da nova linha chegam a Roça Nova no dia 24 de outubro, vindos de Paranaguá. (A Provincia de S. Paulo, 25/10/1884).

ACIMA: Estação de Roça Nova e a vila, no primeira década do século XX. Notar que a plataforma era bastante alta e os desvios não ficavam à frente da estação, mas abriam-se após ela, sentido Paranaguá (ver à esquerda na foto). Parece haver uma linha do triângulo de reversão saindo para a direita (Acervo Thomas Correa).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Ari Pinto Portugal; Victor Colombelli; J. C. Kuester; Ricardo Pinto da Rocha; Raul Carneiro Neto; Thomas Correa; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; Guias Levi, 1932-80; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960)
     

A estação em 1989. Foto de revista da época

Estação de Roça Nova, sem data. Foto cedida por Ricardo Pinto da Rocha

Ao fundo, a estação de Roça Nova, vista do trem, em 30/05/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação de Roça Nova, vista do trem, em 30/05/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação em 12/2006. Foto Raul Carneiro Neto

Depredação total em julho de 2008. Foto J. C. Kuester

Reforma total em julho de 2008. Foto J. C. Kuester

A estação quase pronta em 12/2009. Foto Victor Colombelli
 
     
Atualização: 11.06.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.