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Linha Curitiba-Ponta Grossa (até 1969):
Desvio Ribas
Caracará
Ponta Grossa
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Variante Desvio Ribas-Rio Tibagi:
Desvio Ribas
Caracará
Rio Tibagi
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Saída para o ramal de Oficinas (a partir de 1969): Oficinas
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1948-1975)
RFFSA (1975-1996)
CARACARÁ
Município de Ponta Grossa, PR
Tronco Sul - km 274 (1960)   PR-2447
    Inauguração: 1948
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1947
 
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Curitiba a Ponta Grossa teve o seu primeiro trecho aberto em 1891, chegando a Ponta Grossa em 1894. Mais ou menos na metade do caminho, a estação de Serrinha, na margem direita do rio Iguassu, dava saída ao ramal de Rio Negro, que seguia para o sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia para noroeste. Nos anos 1930 e 40, houve algumas modificações no traçado na região de Serrinha, e o entroncamento passou a ser feito na estação de Engenheiro Bley, próximo a Serrinha mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969, uma variante ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias estações da linha; em 1977, a variante Pinhais-Engenheiro Bley tirou mais outras, modificando totalmente o curso do ramal original. No início dos anos 1990, já não sobrava mais nada da antiga linha em seu leito original.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Caracará foi aberta em 1948, com um prédio já terminado no ano anterior, e atendia basicamente ao horto do mesmo nome, próximo a Ponta Grossa e pertencente à RVPSC. Somente aparece, entretanto, como parada para passageiros, a partir do final dos anos 60, no Guia Levi. Ali havia uma estação de tratamento de dormentes, que, parece, ainda está em operação hoje. A estação passou a fazer parte, a partir de 1969, do Tronco Principal Sul, com as modificações na linha entre Ponta Grossa e Engenheiro Bley, a estação manteve-se junto à linha. A partir do final dos anos 80, passa a ser o ponto de saída para as oficinas de Ponta Grossa, com a desativação

ACIMA: Ao fundo, a estação, em 17/01/2004. Para a esquerda, os trilhos que vão para Rio Tibagi e também, através de uma outra bifurcação, para Oficinas. À direita, os trilhos vão para Uvaranas (Foto Ralph M. Giesbrecht). ABAIXO: Ponte ferroviária muito próxima a Caracará. Em quasl das linhas estará? (Foto J. C. Kuester em abril de 2009).
definitiva da estação central de Ponta Grossa, com a construção em 1989 da linha Desvio Ribas-Rio Tibagi. Na verdade, a linha que hoje sai para o oeste, desta estação, é que liga Desvio Ribas a Tibagi e que possibilitou, com a retirada dos trilhos do centro de Ponta Grossa, a ligação de Irati e Guarapuava com o Tronco Sul. Essa linha liga Caracará e também Desvio Ribas com Tibagi. A estação de Caracará ainda mantém hoje pelo menos 9 linhas de desvio em seu pátio, mesmo com o prédio totalmente abandonado. Ela fica hoje, a rigor, na variante de ligação com Rio Tibagi, e não mais, como originalmente, na linha que ligava Ponta Grossa a Curitiba.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2004; Milton Ribeiro, 2008; J. C. Kuester, 2009; Relatórios oficiais da RVPSC, 1920-1960; Guias Levi, 1932-1980)
     

A estação de Caracará, ainda em construção, em foto de 1945. Ela foi inaugurada três anos depois. Foto do relatório da RVPSC para esse ano.

A estação, talvez anos 1990. Parece ser açgum trem especial passando por ali. Autor desconhecido

A estação, em 17/01/2004. Foto Ralph M. Giesbrecht

A estação segue abandonada e maos depredada ainda em 26/12/2008. Foto Milton Ribeiro

A estação em 04/2009. Foto J. C. Kuester
 
     
     
Atualização: 31.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.