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Linha Curitiba-Ponta Grossa (até 1969):
Desvio Ribas
Caracará
Ponta Grossa
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Variante Desvio Ribas-Rio Tibagi:
Desvio Ribas
Caracará
Rio Tibagi
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Saída para o ramal de Oficinas (a partir de 1969): Oficinas
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina (1948-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CARACARÁ
Município de Ponta Grossa, PR |
Tronco Sul - km 274 (1960) |
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PR-2447 |
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Inauguração: 1948 |
Uso atual: abandonada |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1947 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha unindo Curitiba a Ponta Grossa teve o seu primeiro trecho aberto
em 1891, chegando a Ponta Grossa em 1894. Mais ou menos na metade
do caminho, a estação de Serrinha, na margem direita
do rio Iguassu, dava saída ao ramal de Rio Negro, que seguia
para o sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia para noroeste.
Nos anos 1930 e 40, houve algumas modificações no traçado
na região de Serrinha, e o entroncamento passou a ser feito
na estação de Engenheiro Bley, próximo a Serrinha
mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969, uma variante
ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias estações
da linha; em 1977, a variante Pinhais-Engenheiro Bley tirou mais outras,
modificando totalmente o curso do ramal original. No início
dos anos 1990, já não sobrava mais nada da antiga linha
em seu leito original. |
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HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Caracará foi aberta em 1948,
com um prédio já terminado no ano anterior, e atendia
basicamente ao horto do mesmo nome, próximo a Ponta Grossa
e pertencente à RVPSC. Somente aparece, entretanto, como parada
para passageiros, a partir do final dos anos 60, no Guia Levi. Ali
havia uma estação de tratamento de dormentes, que, parece,
ainda está em operação hoje. A estação
passou a fazer parte, a partir de 1969, do Tronco Principal Sul,
com as modificações na linha entre Ponta Grossa
e Engenheiro Bley, a estação manteve-se junto
à linha. A partir do final dos anos 80, passa a ser o ponto
de saída para as oficinas de Ponta Grossa, com a desativação
ACIMA: Ao fundo, a estação, em 17/01/2004.
Para a esquerda, os trilhos que vão para Rio Tibagi e também,
através de uma outra bifurcação, para Oficinas.
À direita, os trilhos vão para Uvaranas (Foto Ralph
M. Giesbrecht). ABAIXO: Ponte ferroviária muito próxima
a Caracará. Em quasl das linhas estará? (Foto J. C.
Kuester em abril de 2009).
definitiva
da estação central de Ponta Grossa, com a construção
em 1989 da linha Desvio Ribas-Rio Tibagi. Na verdade, a linha
que hoje sai para o oeste, desta estação, é que
liga Desvio Ribas a Tibagi e que possibilitou,
com a retirada dos trilhos do centro de Ponta Grossa,
a ligação de Irati e Guarapuava com o
Tronco Sul. Essa linha liga Caracará e também
Desvio Ribas com Tibagi. A estação de
Caracará ainda mantém hoje pelo menos 9 linhas
de desvio em seu pátio, mesmo com o prédio totalmente
abandonado. Ela fica hoje, a rigor, na variante de ligação
com Rio Tibagi, e não mais, como originalmente,
na linha que ligava Ponta Grossa a Curitiba.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2004;
Milton Ribeiro, 2008; J. C. Kuester, 2009; Relatórios oficiais
da RVPSC, 1920-1960; Guias Levi, 1932-1980) |
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A estação de Caracará, ainda em construção,
em foto de 1945. Ela foi inaugurada três anos depois.
Foto do relatório da RVPSC para esse ano. |
A estação, talvez anos 1990. Parece ser açgum
trem especial passando por ali. Autor desconhecido |
A estação, em 17/01/2004. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação segue abandonada e maos depredada ainda
em 26/12/2008. Foto Milton Ribeiro |
A estação em 04/2009. Foto J. C. Kuester |
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Atualização:
31.07.2010
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