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E. F. Paraná
(1894-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
ALL (1996-) |
DESVIO
RIBAS
Município de Ponta Grossa, PR |
linha Curitiba-Ponta Grossa - km 271,970
(1935) |
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PR-2445 |
Tronco Sul - km 232,457 (2000) |
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Inauguração: 02.03.1894 |
Uso atual: estação da ALL |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
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HISTORICO DA LINHA:
A linha unindo Curitiba a Ponta Grossa teve o seu primeiro
trecho aberto em 1891, chegando a Ponta Grossa em 1894. Mais ou menos
na metade do caminho, a estação de Serrinha, na margem
direita do rio Iguassu, dava saída ao ramal de Rio Negro, que
seguia para o sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia para noroeste.
Nos anos 1930 e 40, houve algumas modificações no traçado
na região de Serrinha, e o entroncamento passou a ser feito
na estação de Engenheiro Bley, próximo a Serrinha
mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969, uma variante
ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias estações
da linha; em 1977, a variante Pinhais-Engenheiro Bley tirou mais outras,
modificando totalmente o curso do ramal original. No início
dos anos 1990, já não sobrava mais nada da antiga linha
em seu leito original. |
A ESTAÇÃO:
A estação de Desvio Ribas foi inaugurada em 1894
na linha Curitiba-Ponta Grossa. De onde teria vindo este nome?
É bastante possível que inicialmente ela fosse apenas
uma parada no ponto de partida de um desvio, de propriedade de um
ignorado Sr. Ribas, ou de de alguma fazenda no local de propriedade
de uma pessoa não identificada. O fato é que o nome
permanece até hoje.
A partir de 1969, passou a ser integrante
da linha do Tronco Principal Sul, ficando na linha da variante
que ligava Uvaranas a Engenheiro Bley.
Em 30/03/1989,
foi inaugurada a linha que ligava a estação de Desvio
Ribas à estação de Rio Tibagi, na
antiga linha Itararé-Uruguai, fazendo com que o contorno
ferroviário fosse completado por fora de Ponta Grossa
através da linha Uvaranas-Desvio Ribas-Rio Tibagi e
pudesse então ser selado o destino da antiga estação
ferroviária de Ponta Grossa, que finalmente poderia ser desativada. Com
isso, os trens poderiam sair de Uvaranas para Irati e para o ramal de Guarapuava circundando a cidade pelo leste
e sul.
Essa inauguração, em 1989, foi feita com uma
litorina da RFFSA, conduzindo o Governador do Paraná, o Ministro
dos Transportes, o presidente da RFFSA e outras autoridades, e recebida
com foguetes e bandas de música na estação, dando
até direito ao bispo da cidade para abençoar as instalações.
Somente com esse trecho de 1989 - que, na verdade, liga a estação
de Caracará e não diretamente a de Desvio Ribas à de Rio Tibagi - a estação de Ponta Grossa pôde ser finalmente desativada e seus trilhos retirados, nesse
mesmo ano.
A estação de Desvio Ribas era em 2009
um importante pátio de manobras da ALL, possuindo cerca
de 12 linhas de desvio, além de desvios industriais para a
Cargill, a Ceval, a Coinbra e a Santista.
ACIMA: O desvio da CONAB que sai do lado da estação
de Desvio Ribas, em foto de 27/06/2007 (Foto Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: O mesmo desvio em 2007, curto,
terminando com um cavalete a cerca de 500 metros da estação
(Foto Ralph M. Giesbrecht).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Ricardo
Melo Araujo; Hermes Y. Hynuy; ABPF-Paraná; Eduardo Pinto da
Rocha; João Edegar Franca; RVPSC: Relatórios oficiais,
1920-60; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas,
1936; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
1960) |
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A estação original de Desvio Ribas, prov. anos
1950. Acervo João Edegar Franca |
A estação nova e atual de Desvio Ribas, prov.
anos 1960. Acervo João Edegar Franca |
A estação de Desvio Ribas, sem data. Foto do acervo
da ABPF-Paraná |
Pátio de Desvio Ribas em 2000. Foto Eduardo Pinto da
Rocha |
A estação, reformada, em 26/07/2003. Foto Hermes
Hynuy |
A estação em 11/2009, no desembarque de um raríssimo
trem de passageiros ocasional. Foto Ricardo Melo Araujo |
A estação em 11/2009, no desembarque de um raríssimo
trem de passageiros ocasional. Foto Ricardo Melo Araujo |
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Atualização:
19.04.2019
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