...
Curitiba-Ponta Grossa (1894-1947):
Lago
Desvio Ribas
Ponta Grossa
...
(1947-1969):
Lago
Desvio Ribas
Caracará
...
Tronco Sul (a partir de 1969):
Vila Velha
Desvio Ribas
Lineu do Amaral
...
Ligação com a antiga linha Itararé-Uruguai (a partir de 1989):
Rio Tibagi
...

IBGE - 1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2009
...

 
E. F. Paraná (1894-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
ALL (1996-)
DESVIO RIBAS
Município de Ponta Grossa, PR
linha Curitiba-Ponta Grossa - km 271,970 (1935)   PR-2445
Tronco Sul - km 232,457 (2000)   Inauguração: 02.03.1894
Uso atual: estação da ALL   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Curitiba a Ponta Grossa teve o seu primeiro trecho aberto em 1891, chegando a Ponta Grossa em 1894. Mais ou menos na metade do caminho, a estação de Serrinha, na margem direita do rio Iguassu, dava saída ao ramal de Rio Negro, que seguia para o sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia para noroeste. Nos anos 1930 e 40, houve algumas modificações no traçado na região de Serrinha, e o entroncamento passou a ser feito na estação de Engenheiro Bley, próximo a Serrinha mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969, uma variante ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias estações da linha; em 1977, a variante Pinhais-Engenheiro Bley tirou mais outras, modificando totalmente o curso do ramal original. No início dos anos 1990, já não sobrava mais nada da antiga linha em seu leito original.
A ESTAÇÃO: A estação de Desvio Ribas foi inaugurada em 1894 na linha Curitiba-Ponta Grossa. De onde teria vindo este nome? É bastante possível que inicialmente ela fosse apenas uma parada no ponto de partida de um desvio, de propriedade de um ignorado Sr. Ribas, ou de de alguma fazenda no local de propriedade de uma pessoa não identificada. O fato é que o nome permanece até hoje.

A partir de 1969, passou a ser integrante da linha do Tronco Principal Sul, ficando na linha da variante que ligava Uvaranas a Engenheiro Bley.

Em 30/03/1989, foi inaugurada a linha que ligava a estação de Desvio Ribas à estação de Rio Tibagi, na antiga linha Itararé-Uruguai, fazendo com que o contorno ferroviário fosse completado por fora de Ponta Grossa através da linha Uvaranas-Desvio Ribas-Rio Tibagi e pudesse então ser selado o destino da antiga estação ferroviária de Ponta Grossa, que finalmente poderia ser desativada. Com isso, os trens poderiam sair de Uvaranas para Irati e para o ramal de Guarapuava circundando a cidade pelo leste e sul.

Essa inauguração, em 1989, foi feita com uma litorina da RFFSA, conduzindo o Governador do Paraná, o Ministro dos Transportes, o presidente da RFFSA e outras autoridades, e recebida com foguetes e bandas de música na estação, dando até direito ao bispo da cidade para abençoar as instalações.

Somente com esse trecho de 1989 - que, na verdade, liga a estação de Caracará e não diretamente a de Desvio Ribas à de Rio Tibagi - a estação de Ponta Grossa pôde ser finalmente desativada e seus trilhos retirados, nesse mesmo ano.

A estação de Desvio Ribas era em 2009 um importante pátio de manobras da ALL, possuindo cerca de 12 linhas de desvio, além de desvios industriais para a Cargill, a Ceval, a Coinbra e a Santista.


ACIMA: O desvio da CONAB que sai do lado da estação de Desvio Ribas, em foto de 27/06/2007 (Foto Ralph M. Giesbrecht).
ACIMA: O mesmo desvio em 2007, curto, terminando com um cavalete a cerca de 500 metros da estação (Foto Ralph M. Giesbrecht).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Ricardo Melo Araujo; Hermes Y. Hynuy; ABPF-Paraná; Eduardo Pinto da Rocha; João Edegar Franca; RVPSC: Relatórios oficiais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960)
     

A estação original de Desvio Ribas, prov. anos 1950. Acervo João Edegar Franca

A estação nova e atual de Desvio Ribas, prov. anos 1960. Acervo João Edegar Franca

A estação de Desvio Ribas, sem data. Foto do acervo da ABPF-Paraná

Pátio de Desvio Ribas em 2000. Foto Eduardo Pinto da Rocha

A estação, reformada, em 26/07/2003. Foto Hermes Hynuy

A estação em 11/2009, no desembarque de um raríssimo trem de passageiros ocasional. Foto Ricardo Melo Araujo

A estação em 11/2009, no desembarque de um raríssimo trem de passageiros ocasional. Foto Ricardo Melo Araujo
   
     
Atualização: 19.04.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.