Estado do Paraná
RVPSC - Curitiba-Ponta Grossa

HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Curitiba a Ponta Grossa teve o seu primeiro trecho aberto em 1891, chegando a Ponta Grossa em 1894. Mais ou menos na metade do caminho, a estação de Serrinha, na margem direita do rio Iguassu, dava saída ao ramal de Rio Negro, que seguia para o sul, enquanto a linha de Ponta Grossa seguia para noroeste. Nos anos 1930 e 40, houve algumas modificações no traçado na região de Serrinha, e o entroncamento passou a ser feito na estação de Engenheiro Bley, próximo a Serrinha mas na margem esquerda do rio. No final dos anos 1969, uma variante ligando esta última a Ponta Grossa tirou várias estações da linha; em 1977, a variante Pinhais-Engenheiro Bley tirou mais outras, modificando totalmente o curso do ramal original. No início dos anos 1990, já não sobrava mais nada da antiga linha em seu leito original.
1890/94-1914 1914/30-1977
1977-->
Curitiba Curitiba (até 1972) Curitiba-nova
Curitiba-nova (1972) Eng. Theodoro Stresser
Portão Portão Quilômetro 103
Barigüi Barigüi Iguaçu
Araucária Araucária Araucária-nova
Passaúna (1926)
Guajuvira
Guajuvira

O trem da RVPSC passa próximo a Guajuvira, em 1965. Foto do livro comemorativo dos 80 anos da ferrovia
Guajuvira
Balsa Nova General Lucio (1945) General Lucio
Balsa Nova Balsa Nova
Serrinha Serrinha (até 1946) Afonso Moreira
Afonso Moreira (1946)
Engenheiro Bley
Engenheiro Bley
Tamanduá Caiacanga Eng. Osório de Almeida
Restinga Seca >> RAMAL DE PORTO AMAZONAS (1892-1924) Porto Amazonas Walter Scott Veloso
Porto Amazonas Túnel
Palmeira Nova Restinga Machado da Costa
Palmeira Angelo Lopes
Lago Lago Lineu do Amaral
Desvio Ribas Caracará (1947) Desvio Ribas
Desvio Ribas
Vila Velha
Ponta Grossa (velha) (1894-1900) Ponta Grossa (nova) (Entroncamento com a linha Itararé-Uruguai) Uvaranas (1969)
(Entroncamento com a linha Itararé-Uruguai)
(Entroncamento com a linha Apucarana-Uvaranas (ex-Central do Paraná))
(Entroncamento com a linha Itapeva-Uvaranas)
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