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VXY Mogiana em MG
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Artur Bernardes
Eusébio de Oliveira
Lysimaco Costa
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IBGE-1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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RVPSC (1943-1969)
EUSÉBIO DE OLIVEIRA
Município de Ibaiti, PR
Ramal de Barra Bonita - km 272 (1960)   PR-0594
Altitude: -   Inauguração: 12.11.1943
Uso atual: depredada (2022)   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: 1943
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Barra Bonita e Rio do Peixe teve seu primeiro trecho entregue no ano de 1922, até a cidade de Tomasina, único dos municípios atuaias da linha que já existia. A partir daí, a linha foi sendo prolongada lentamente, chegando ao seu final em 1948, na estação de Lysimaco Costa, onde estavam as maiores minas de carvão da região, e que eram o objetivo do ramal. Apesar de tudo, em 1969 a linha foi fechada e o ramal erradicado logo após. Oficialmente, foi extinto pela RFFSA em 1975.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Eusébio de Oliveira foi inaugurada em 1943. Eusébio Paulo de Oliveira (1883-1939) foi um geólogo que trabalhou durante muitos anos para o Governo brasileiro.

Como sinal dos tempos modernos (1943) em que o prédio foi construído, a marquise é de concreto armado.

A ferrovia foi fechada em 1968-69.

Seguindo adiante pela estrada de terra que passa ao largo de Arthur Bernardes, chegava-se a uma estrada de "poliedros", como o pessoal de lá chamava o leito de pedras irregulares. Logo se encontrava a vilazinha de Eusébio de Oliveira, parada no tempo então. Ainda restavam as casas da vila ferroviária, a caixa dágua e a estação, que tem em sua extremidade sul uma máquina de beneficiar arroz.

Em 2006, nesse bairro rural no município de Ibaiti, trabalhadores rurais ocupavam as casas da antiga vila dos ferroviários. O antigo pátio de manobras havia sido transformado em pastagem cercada por arame farpado. Um comerciante instalou uma máquina de descascar milho dentro da estação, poluída pelo estrume e a urina de bovinos que entram e saem. ''Aqui era bom. Tinha restaurante, bar, farmácia e loja de tecidos. A gente ia de trem a Ibaiti, num instantinho chegava'', disse Leonor, que morava em casa própria, grande e avarandada. Leonor afirma que o último trem passou ali em 1974, ano em que o filho dela nasceu; na verdade, a ferrovia havia fechado bem antes, o que pode ter acontecido é esse ser o ano da retirada dos trilhos por alguma composição própria para isso, pois a erradicação oficial veio em 1975.

Em 2022, não parece ser muito diferente (pelas fotos de Douglas William), a estação segue em ruínas.


ACIMA: A estação de Eusebio de Oliveira, depredada, em dezembro de 2022. Notar o nome da estação com letras eem relevo; já não estão lá todas elas (Foto Douglas William).

ACIMA: A estação de Eusebio de Oliveira, depredada, em dezembro de 2022 (Foto Douglas William).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1925 a 1969. Na foto, trem do ramal em Japira (c.1969). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1963 (Guias Levi).
(Fontes: Douglas Razzaboni, 2002; Widson Schwartz, Folha de Londrina, 01/2007; RVPSC:Relatórios oficiais, 1930-60; RFFSA: Relatórios oficiais; IBGE, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80)
     

A estação em sua inauguração, em 1943. Foto do relatório da RVPSC

A estação. Seria também no dia da inauguração? Anos 1940. Autor desconhecido

A estação em 30/12/2002. Foto Douglas Razaboni

Caixa d'água da estação em 30/12/2002. Foto Douglas Razaboni

Dístico da estação em 30/12/2002, faltando letras. Foto Douglas Razaboni

Casas da vila ferroviária próximas à estação em 30/12/2002. Foto Douglas Razaboni

A estação em 30/12/2002. Foto Douglas Razaboni

A estação de Eusebio de Oliveira em dezembro de 2022. Foto Douglas William
     
Atualização: 04.01.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.