...
Pinhalão
Japira
Ibaiti
...

IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. São Paulo-Rio Grande (1925-1942)
RVPSC (1942-1969)
JAPIRA
Município de Japira, PR
Ramal de Barra Bonita - km 65,008 (1935)   PR-0596
Altitude: 656,400 m   Inauguração: 01.04.1925
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1924 (já demolido)
 
A ESTAÇÃO: A estação de Japira foi inaugurada em 1925, como estação de 3a classe, mas já estava concluída desde 1924 (Relatório da RVPSC, 1924).

Nessa época, em Japira existia uma das maiores serrarias da região, a Oliveira & Cia., além de máquinas beneficiadoras de algodão e café. Era parte integrante do município de Tomasina.

Hoje, nada restou da estação, nem há nenhum sinal visível de que houve um dia uma ferrovia naquela cidade. A ferrovia deixou de funcionar em 1969 e o prédio da Prefeitura foi construído enquanto a antiga estação ainda estava de pé, bem próximo dela, sob onde era o girador de locomotivas: pouco depois, a velha estação foi para o chão.

"A estação de Japira tinha a mesma planta da estação de Mallet. Ela ficava um pouco abaixo do atual prédio da Prefeitura. Esta hoje se encontra em cima do antigo viradouro que terminava bem em frente à porta da igreja. A estação ficava um pouco abaixo, onde hoje é a rua e minha tia era a agente do correio. Houve um período em que a Sorocabana emprestou a 222, o breque, os carros de segunda e o de primeira. O misto na época do carvão descia com muitas gôndolas de carvão com o guarda freio. Japira produziu muita madeira de pinho e café e além dos trens de passageiros, circulavam também trens extras. Em Japira, na época, o misto partia de Wenceslau Braz às 15:00 a passava em Japira às 17:40 horas e no retorno pela manhã, às 8:40 horas. Duas locomotivas, a 637 e 643 faziam o percurso, com carro correio, segunda e primeira classes. A baldeação com o misto de Ourinhos a Jaguariaiva (locomotivas 700) em Wenceslau era às 11:00. Na época de carga e carvão, havia os guarda freios em cima de vagões e gôndolas. Meus tios Francisco Cascardo, mineiro de Itajubá, e sua esposa Catarina Damatto Cascardo foram fundadores da cidade e lá estão sepultados" (Rene Alves Almeida, 02/2003).


ACIMA: Inauguração do prédio da prefeitura de Japira, construído no local onde ficava o girador de locomotivas. À esquerda, a velha estação ainda de pé. Foto dos anos 1970 (Acervo Wagner Monteiro de Assis).

TRENS - Os trens de passageiros pararam nesta estação de 1925 a 1969. Na foto, trem do ramal em Japira (c.1969). Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em 1963 (Guias Levi).
(Fontes: Douglas Razaboni; Rene Alves Almeida; RVPSC: relatórios anuais, 1920-60; Thomazina, Empresa Editora Olivero, Curitiba, 1928; IBGE, 1960)
     

A estação ferroviária de Japira em 1928, com duas locomotivas no pátio. Foto do livro Thomazina - Empresa Editora Olivero, Curitiba, 1928. Autor: Arthur Wischral

A Prefeitura Municipal de Japira, construída no local onde ficava a estação ferroviária. Foto Douglas Razaboni em 30/12/2002
 
     
     
     
Atualização: 30.05.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.