|
|
...
Cachoeira
Almirante Tamandaré
Tranqueira
...
IBGE - 1960
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
...
|
|
|
|
|
E. F. Norte do Paraná
(1909-1942)
RVPSC (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ALMIRANTE
TAMANDARÉ
(antiga TIMONEIRA)
Município de Almirante Tamandaré,
PR |
Ramal de Rio Branco do Sul - km
20,335 (1935) |
|
PR-0604 |
Altitude: 947 m |
|
Inauguração: 01.03.1909 |
Uso atual: demolida (2007) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1909 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Norte do Paraná foi aberta ao tráfego em 1909,
com a intenção de seguir para o norte e ramificando-se
para Jaguariaíva e para o Estado de São Paulo. No ano
seguinte foi comprada pela Brazil Railways e, mais tarde, passou ao
Governo do Estado, que o juntou à Rede de Viação
Paraná-Santa Catarina em 1942. Ramal curto que parte da estação
de Curitiba, com apenas 42 km, não teria futuro se, nos anos
1940, não tivesse sido construída na sua extremidade
uma fábrica de cimento, que hoje pertence ao Grupo Votorantim.
O ramal, que teve trens de passageiros até 12 de janeiro de
1991, já funcionando como trens de subúrbio, segue funcionando
com trens cargueiros que transportam cimento cruzando toda a zona
nordeste de Curitiba até hoje (2006) com passagens de nível
em ruas de grande movimento. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Almirante Tamandaré foi aberta com o ramal, em 1909.
Por algum tempo, nos anos 1940, a estação e a cidade
se chamaram Timoneira, retomando o nome original depois.
A estação foi ativa até a parada dos trens de
passageiros no ramal, isso em janeiro de 1991.
Em 2002, no final da zona urbana da cidade, funcionava como moradia,
estando bem deteriorada, infelizmente. Sendo de madeira,
resistia menos à falta de manutenção.
A plataforma, que também era de madeira, já havia desaparecido,
quando lá estive.
No início de 2007, um incêndio destruiu a estação.
Nada mais restava, a não ser os pequenos pilares de concreto
no chão.
ACIMA: A estação de Almirante
Tamandaré, ou de Tamandaré, como também foi chamada,
em 1910, com o trem de passageiros e, ao chão do pátio,
toras de pinheiro-do-Paraná (O Malho, 14/5/1910).
ACIMA: A estação de Almirante Tamandaré,
nos anos 1950 (IBGE).
|
AO LADO: Quem foi o Almirante Tamandaré (Folha
da Manhã, anos 1950)
|
(Fontes: Ralph
M. Giesbrecht, pesquisa local; Iuri Kokuszka; ABPF-Paraná;
RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60; O Malho, 1910; Folha de
S. Paulo, 1962; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas,
1936; IBGE, 1960) |
|
|
|
A estação, ainda com a plataforma de madeira intacta,
provavelmente ainda em atividade. Foto provavelmente dos anos
1980, do acervo da ABPF-Paraná |
A estação, em 04/09/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 04/09/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 04/09/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação, em 04/09/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht
|
O trem de cimento, seguindo para Curitiba, passa pela estação,
às 16:30 do dia 04/09/2002. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 12/2005. Foto Iuri Kokuszka |
Já demolida, em 03/2007. Foto Iuri Kokuszka |
|
|
|
|
|
Atualização:
19.02.2018
|
|