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Campo do Tenente
Roseira
Rio Negro
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
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E. F. Paraná (1895-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-c.1963)
ROSEIRA
Município de Rio Negro, PR
Ramal do Rio Negro - km 75 (1936)   PR-0758
    Inauguração: 20.02.1895
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Serrinha a Rio Negro foi aberta pela E. F. do Paraná em 1891, até a estação da Lapa. Em 1894 a linha foi prolongada até Campo do Tenente, e no ano seguinte chegou a Rio Negro. Em 1913, com a chegada da linha do São Francisco até Rio Negro, mas no lado esquerdo do rio, o ramal ganhou um curto prolongamento até a estação do que hoje é Mafra, entroncamento de linhas. Em 1964, o ramal foi entregue totalmente retificado em toda a sua estensão, fazendo com que todas as estações fossem fechadas e reabertas na linha nova. Duas não o foram: Campo do Tentente e Roseira, que fecharam definitivamente, sem trilhos. Hoje esse ramal faz parte do TPS - Tronco Principal Sul.
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Roseira foi aberta em 1895. "A estação era construída em madeira: um galpão de 15mx4m, era dividido em escritório, depósito e moradia do agente. A plataforma era de tijolos e a cobertura era de zinco e não tinha pé direito, a estação era pintada de marrom. A casa dos turmeiros, ocupadas pelas turmas que cuidavam da estrada de ferro, eram 10 casas brancas. Quando o trem ia para Campo do Tenente e tinha de subir a 'serrinha', era preciso duas máquinas a vapor para puxar três vagões carregados". A vila vivia de pessoas que trabalhavam em parte para a ferrovia, fornecendo lenha para as caldeiras das máquinas. Por volta de 1963/1964 - nem antes nem depois - a linha passou a correr mais para oeste, no que viria a ser o "Tronco Principal Sul" e a estação foi desativada, tendo sido os trilhos mais tarde retirados. A estação, que ficava muito próxima ao atual leito da BR-116, foi demolida. Conforme os moradores do bairro rural de Roseira, o pátio de manobras ficava "nos fundos do frigorífico", o hoje frigorífico Primaz, que se situa à beira da rodovia, pouco após (sentido Rio Negro) da entrada principal para a vila. Onde estava o prédio da estação fica hoje a casa do casal Schaeffer. A linha nova passa hoje longe dali, onde existe um túnel na localidade de Pau de Casca, divisa dos municípios de Rio Negro e de Campo do Tenente.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2005; Elza Maria de Lima Lourenço, 2005; IBGE, 1960; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936)
     

Fornecedores de lenha para a ferrovia em Roseira. Cessão Elza Maria de Lima Lourenço
À esquerda, em frente à estação, de madeira, família do agente da estação de Roseira, provavelmente anos 1950. Cessão Elza Maria de Lima Lourenço
     
     
Atualização: 27.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.