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Rio da Varzea
Campo do Tenente
Roseira
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2008
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E. F. Paraná (1894-1930)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1930-c.1963)
CAMPO DO TENENTE
Municípios de Rio Negro (1894-1961)
Campo do Tenente (1961-2010), PR (veja a cidade)
Ramal do Rio Negro - km 61,498 (1936)   PR-0757
Altitude: 797 m   Inauguração: 01.12.1894
Uso atual: Câmara Municipal (2008)   sem trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1935
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Serrinha a Rio Negro foi aberta pela E. F. do Paraná em 1891, até a estação da Lapa. Em 1894 a linha foi prolongada até Campo do Tenente, e no ano seguinte chegou a Rio Negro. Em 1913, com a chegada da linha do São Francisco até Rio Negro, mas no lado esquerdo do rio, o ramal ganhou um curto prolongamento até a estação do que hoje é Mafra, entroncamento de linhas. Em 1964, o ramal foi entregue totalmente retificado em toda a sua extensão, fazendo com que todas as estações fossem fechadas e reabertas na linha nova. Duas não o foram: Campo do Tenente e Roseira, que fecharam definitivamente, sem trilhos. Hoje esse ramal faz parte do TPS - Tronco Principal Sul.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Campo do Tenente foi aberta em 1894. O local já existia e era um antigo pouso de tropeiros da rota Viamão-Sorocaba.

No ano de 1912, previa-se um novo traçado para o ramal de Rio Negro, então em "precárias condições", que afastaria a estação em 11 km da linha. A população se revoltou e propôs que se mantivesse a linha velha como um ramal para a cidade, entroncando-se com a linha nova (Revista Brazil Ferrocarril, 12/1912). Porém, talvez por causa das dificuldades financeiras da Brazil Railway, que se iniciaram exatamente nessa época, a modificação não foi levada a cabo e o ramal ficou mesmo onde já estava.

Em 1935, um novo prédio, agora em alvenaria, foi construído para a estação.

Em 1961, Campo do Tenente separou-se de Rio Negro como município.

Em meados de 1964 (*Guias Levi: em maio de 1964, o trem ainda passava pela linha antiga. Em novembro de 1964, já passava pela linha nova), a linha passou a correr mais para oeste, no que viria a ser o "Tronco Principal Sul" e a estação foi desativada, tendo sido os trilhos mais tarde retirados.

Realmente, o documento Campo do Tenente - Aspectos Históricos, sem data, coloca que foi na administração de Victor Bussmann, primeiro prefeito do município (empossado em 1961), que foi "transferido para o Estado, em regime de comodato, o leito e as obras de arte (pontes metálicas e bueiros) da RFFSA para a construção da atual rodovia PR-427 (trecho Lapa à BR-116)". Ou seja, a linha foi desativada na sua administração.

O prédio da estação ainda estava de pé em 2008, abrigando a Câmara Municipal. A cidade é muito pequena e agradável. Em frente à estação, uma das casas mais bonitas do Brasil: a "Villa Anna", de 1928, e ainda muito bem conservada então. Já a estação, estava pintada de verde oliva: somente isso já descaracterizava a coitada.

ACIMA: Acidente ferroviário em Campo do Tenente, em 28/2/1938, a dois quilômetros da estação (foi no km 59, como mostra a fotografia) (Acervo Kallil Assad/Daniel Buckvieser - cessão Alfeo Röhm).

ABAIXO: A Villa Anna, magnífica, em frente à estação. A rua em primeiro plano era o leito da linha até 1964 (Foto Ralph M. Giesbrecht, 18 de janeiro de 2004).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Paulo Sérgio Zageski; Nilson Rodrigues; Brazil Ferrocarril, 1912; __: Campo do Tenente - Aspectos Históricos, sem data; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960; RVPSC: relatórios oficiais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936)
     

Estação original de Campo do Tenente, em madeira, sem data. Autor desconhecido.

A "nova" estação de 1935. Foto de Arthur Wischral, da época da inauguração, nos relatórios da RVPSC

A estação em 1999, já sem os trilhos há muito tempo. Foto Paulo Sérgio Zageski

A estação em 08/2003. Foto Nilson Rodrigues.

A estação em junho de 2008, pintada de verde. Foto Ralph M. Giesbrecht
 
     
     
Atualização: 01.05.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.