HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Cianorte foi inaugurada em 1972,
com um prédio provisório. Somente no ano seguinte a
estação teve o seu prédio definitivo construído.
A construção da estação de Cianorte é recente (1973), como
se nota pelo uso de telhas tipo fibro-cimento para a cobertura, estando
a mesma em bom estado.
A estação era a terminal do ramal Ourinhos-Cianorte.
Daqui deveria a linha seguir até Guaíra e Foz
do Iguaçu, pelos projetos inaugurais. Havia até
planos mais antigos de se a unir a linha à E. F. Mate Larangeira,
em Guaíra, que, na época da abertura da estação
de Cianorte, já estava desativada.
Por volta de 1980, os trens mistos entre Maringá e Cianorte
foram desativados. Depois de desativada, a estação foi
transformada em Centro Regional de Esportes pelo Governo do Paraná.
Depois disso, o pátio ficou deserto, algumas linhas e chaves de desvio
foram arrancados, provavelmente para utilização em outro lugar, como
é comum encontrarmos nos trechos operados pela ALL. Havia um armazém
terminal para carregamento de grãos e uma instalação de transbordo
de calcáreo no pátio, ambos havia tempos sem uso. Os trilhos estavam
enegrecidos pela ferrugem superficial, denotando os 6 anos ou mais
sem tráfego neste terminal. A linha continuava ainda mais algumas
centenas de metros além da estação, entrando no pátio da cooperativa
COCAMAR.
Em 2000, seu pátio tinha 7 linhas de desvio.
"Coincidentemente, ponto final da estrada de ferro, na Avenida
Pará, onde o asfalto encobre os últimos metros de trilhos. O tráfego
ferroviário cessou e a estação foi transformada em centro cultural,
onde o secretário Oscar Boeing, filho de um dos fundadores da cidade,
dá aulas de história e funcionam academias de balé e de música"
(dezembro de 2006, jornal não identificado).
Em janeiro de 2011, os trilhos na cidade estavam ameaçados:
o prefeito
queria arrancá-los para "urbanizar a cidade"
como se eles fossem um enorme empecilho. Na verdade, a desativação
do pátio trazia um problema: por contrato, toda a área
teria de ser devolvida à Companhia Melhoramentos Norte do Paraná,
que havia "emprestado" a área para a construção
das instalações. ferroviárias.
Pelo visto, este problema deve ter sido resolvido, pois
a estação acabou sendo demolida 11 anos depois, precisamente no dia 16 de maio de 2023.
Segundo informações da cidade, a estação vinha sendo utilizada nos últimos anos por diversos usos e não estava tombada por órgaõs de conservação de patrimônio. Segundo a Prefeitura, outros prédios surgirão no local, que deverá ser reurbanizado. Uma lembrança a menos das ferrovias brasileiras (A Tribuna de Cianorte, 17/5/2023).
Antes da demolição do prédio da estação, os trilhos já haviam sido arrancados.
ACIMA: A Cia. Melhoramentos Norte do Paraná
já anunciava o projeto da cidade de Cianorte em 1955 em jornais,
mostrando acesso por trem e por avião. Na verdade, a fundação
do município deu-se em 1953, mas em 1955 ainda se tentava vender
seus terrenos. O trem de passageiros? Este somente chegou em 1973,
dezoito anos depois do anúncio e em 1982 já havia sido
desativado. Não durou nove anos como estação (Folha da Manhã, 9/7/1955).
ACIMA: Mais propaganda da cidade feita pela CMNP, alguns meses
depois. Embora as locomotivas diesel já estivessem provando
sua superioridade em relação às locomotivas a
vapor, a falta crônica de investimentos nas ferrovias ainda
anunciava as vaporeiras nos anúncios. Quanto a Umuarama, a
linha jamais chegou a ela, apesar de projeto pronto (Folha da Manhã, 23/10/1955).
ACIMA: Em 1973, o primeiro trem chega a Cianorte,
que se tornaria a estação terminal da linha (jws.com.br).
ACIMA: Em 2014, depois de muitos anos, um trem de serviço
da ALL chegou até a estação de Cianorte, aparentemente
para limpar a linha após Maringá. Apenas isso (Foto
Eleuterio Langowski).
ACIMA: A estação sendo demolida em maio de 2023 (Foto: Bruna Batista).
(Fontes: Douglas Razaboni; Eleuterio Langowski;
Paulo Sidenei Ferraz; jws.com.br; Tribuna de
Cianorte, 2011; Folha da Manhã, 1955; Correio dos Ferroviários,
outubro de 1972; A Tribuna de Cianorte, 2023; ALL: Circular de instruções especiais,
2000; Guias Levi, 1970-84) |