...
Vidigal
Cianorte
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1972-1975)
RFFSA (1975-1991)
CIANORTE
Município de Cianorte, PR
Linha Ourinhos-Cianorte - km 430,000 (2000)   PR-2626
Altitude: -   Inauguração: 20.10.1972
Uso atual: demolida em 2023   sem trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1973
 
 

HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Cianorte foi inaugurada em 1972, com um prédio provisório. Somente no ano seguinte a estação teve o seu prédio definitivo construído. A construção da estação de Cianorte é recente (1973), como se nota pelo uso de telhas tipo fibro-cimento para a cobertura, estando a mesma em bom estado.

A estação era a terminal do ramal Ourinhos-Cianorte. Daqui deveria a linha seguir até Guaíra e Foz do Iguaçu, pelos projetos inaugurais. Havia até planos mais antigos de se a unir a linha à E. F. Mate Larangeira, em Guaíra, que, na época da abertura da estação de Cianorte, já estava desativada.

Por volta de 1980, os trens mistos entre Maringá e Cianorte foram desativados. Depois de desativada, a estação foi transformada em Centro Regional de Esportes pelo Governo do Paraná.

Depois disso, o pátio ficou deserto, algumas linhas e chaves de desvio foram arrancados, provavelmente para utilização em outro lugar, como é comum encontrarmos nos trechos operados pela ALL. Havia um armazém terminal para carregamento de grãos e uma instalação de transbordo de calcáreo no pátio, ambos havia tempos sem uso. Os trilhos estavam enegrecidos pela ferrugem superficial, denotando os 6 anos ou mais sem tráfego neste terminal. A linha continuava ainda mais algumas centenas de metros além da estação, entrando no pátio da cooperativa COCAMAR.

Em 2000, seu pátio tinha 7 linhas de desvio.

"Coincidentemente, ponto final da estrada de ferro, na Avenida Pará, onde o asfalto encobre os últimos metros de trilhos. O tráfego ferroviário cessou e a estação foi transformada em centro cultural, onde o secretário Oscar Boeing, filho de um dos fundadores da cidade, dá aulas de história e funcionam academias de balé e de música" (dezembro de 2006, jornal não identificado).

Em janeiro de 2011, os trilhos na cidade estavam ameaçados: o prefeito queria arrancá-los para "urbanizar a cidade" como se eles fossem um enorme empecilho. Na verdade, a desativação do pátio trazia um problema: por contrato, toda a área teria de ser devolvida à Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, que havia "emprestado" a área para a construção das instalações. ferroviárias.

Pelo visto, este problema deve ter sido resolvido, pois a estação acabou sendo demolida 11 anos depois, precisamente no dia 16 de maio de 2023. Segundo informações da cidade, a estação vinha sendo utilizada nos últimos anos por diversos usos e não estava tombada por órgaõs de conservação de patrimônio. Segundo a Prefeitura, outros prédios surgirão no local, que deverá ser reurbanizado. Uma lembrança a menos das ferrovias brasileiras (A Tribuna de Cianorte, 17/5/2023).

Antes da demolição do prédio da estação, os trilhos já haviam sido arrancados.


ACIMA: A Cia. Melhoramentos Norte do Paraná já anunciava o projeto da cidade de Cianorte em 1955 em jornais, mostrando acesso por trem e por avião. Na verdade, a fundação do município deu-se em 1953, mas em 1955 ainda se tentava vender seus terrenos. O trem de passageiros? Este somente chegou em 1973, dezoito anos depois do anúncio e em 1982 já havia sido desativado. Não durou nove anos como estação (Folha da Manhã, 9/7/1955).
ACIMA: Mais propaganda da cidade feita pela CMNP, alguns meses depois. Embora as locomotivas diesel já estivessem provando sua superioridade em relação às locomotivas a vapor, a falta crônica de investimentos nas ferrovias ainda anunciava as vaporeiras nos anúncios. Quanto a Umuarama, a linha jamais chegou a ela, apesar de projeto pronto (Folha da Manhã, 23/10/1955).

ACIMA: Em 1973, o primeiro trem chega a Cianorte, que se tornaria a estação terminal da linha (jws.com.br).

ACIMA: Em 2014, depois de muitos anos, um trem de serviço da ALL chegou até a estação de Cianorte, aparentemente para limpar a linha após Maringá. Apenas isso (Foto Eleuterio Langowski).

ACIMA: A estação sendo demolida em maio de 2023 (Foto: Bruna Batista).

(Fontes: Douglas Razaboni; Eleuterio Langowski; Paulo Sidenei Ferraz; jws.com.br; Tribuna de Cianorte, 2011; Folha da Manhã, 1955; Correio dos Ferroviários, outubro de 1972; A Tribuna de Cianorte, 2023; ALL: Circular de instruções especiais, 2000; Guias Levi, 1970-84)

     

Fachada da estação de Cianorte, em 27/12/2002. Foto Douglas Razzaboni

Plataforma da estação de Cianorte, em 27/12/2002. Foto Douglas Razzaboni

Armazém da estação de Cianorte, em 27/12/2002. Foto Douglas Razzaboni

A estação em 2011. Foto publicada na Tribuna de Cianorte em 14/1/2011
   
     
     
Atualização: 24.05.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.