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VXY Mogiana em MG
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Eng. E. de Mello-nova
Achilles Stengel-nova
Nova Galícia-nova
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Itararé-Uruguai, SC - 1965

IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2004
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Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
ACHILLES STENGEL-NOVA
Município de Porto União, SC
linha Itararé-Uruguai - km 533 (1960)   SC-0452
Altitude: 925 m   Inauguração: 14.03.1950
Uso atual: abandonada (2014)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1950
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo, com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre 1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens de passageiros, já trens mistos, passaram na região de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng. Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Achilles Stengel-nova foi inaugurada em 1950, juntamente com a variante do morro de São João (Porto União da Vitória-Matos Costa) e substituiu a antiga estação de Achilles Stengel, na linha original. A variante, que substituiu o trecho original da E. F. São Paulo-Rio Grande, de 1908, é uma subida constante com seis túneis: a estação de Porto União da Vitória está a mais de 650 m e a de Matos Costa a mais de 1100 m.

Essa linha levou mais de dez anos para ser construída e entregue ao tráfego.

A estação e a vila ferroviária, que nunca cresceram mais nada além disso, estavam abandonadas em 2014.

(Veja também ACHILLES STENGEL)

 

TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas, trens de passageiros pararam nesta estação de 1950 a 1983. Veja aqui horários em 1964 (Guias Levi).
(Fontes: Nilson Rodrigues; Leonardo Bloomfield; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

Casas da vila ferroviária na estação de Achilles Stengel, em 1942, cinco anos antes da inauguração da variante. Foto dos relatórios da RVPSC

Casas da vila ferroviária na estação de Achilles Stengel, em 1942, cinco anos antes da inauguração da variante. Foto dos relatórios da RVPSC

A estação em 07/2004. Foto Nilson Rodrigues

A estação em 07/2004. Foto Nilson Rodrigues

A estação, ao fundo, e as casas, em 07/2004. Foto Nilson Rodrigues

A estação em 11/2005. Foto Leonardo Bloomfield

A estação em 2014. Foto Paulo Stradiotto
 

 

 

     
Atualização: 20.08.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.