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Diamantina
Fernandes Pinheiro
Florestal
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Itararé-Uruguai, PR- 1965
IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1900-1930)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1930-1975)
RFFSA (1975-1996) |
FERNANDES
PINHEIRO
Município de Teixeira Soares, PR |
linha Itararé-Uruguai - km 341,855
(1936) |
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PR-0471 |
Altitude: 811 m |
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Inauguração: 01.01.1900 |
Uso atual: escola (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: prov.1900 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Fernandes Pinheiro foi inaugurada em 1900. O nome foi dado para homenagear um engenheiroque trabalhava na estrada de ferro Santa Cruz, do Uruguai, e falecido em 1898 (ver caixa abaixo).
Sempre foi um prédio
de madeira.
Depois de
desativada em 1983, foi transformada em extensão da escola local e
estava sendo muito bem mantida em 2015.
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1898
AO LADO: Morte de Fernandes Pinheiro. Duas estações receberiam seu
nome , uma no Estado do Rio de Janeiro e outra no Paraná (O Estado de S. Paulo, 6/1/1898). |
ACIMA: Chegada da primeira locomotiva a Fernandes Pinheiro em 1901 (Revista da Semana, 31/3/1901).
ACIMA: Manifestação de colonos na estação
Fernandes Pinheiro (A Careta, 17/4/1909).
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TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas,
trens de passageiros pararam nesta estação de
1900 a 1983. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Nilson Rodrigues; Vitor Hugo Zapani Langaro; Carlos Roberto
de Almeida; Decio Marques; acervo ABPF-PR; Revista da Semana, 1909;
A Careta, 1909; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60; RVPSC: Horário
dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE, 1960; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1909. Revista da Semana, 2/5/1909 |
A estação em 1987. Acervo ABPF-Paraná |
A estação em 07/2003. Foto Nilson Rodrigues |
A estação em 2003. Foto Decio Marques |
A estação em 07/2003. Foto Nilson Rodrigues |
A estação em 21/4/2006. Foto Carlos Roberto de
Almeida |
A estação em 28/8/2015. Foto Vitor Hugo Zapani
Langaro |
A estação em 21/3/2019. Foto Alejandro Polvorines |
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Atualização:
04.04.2020
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