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VXY Mogiana em MG
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Diamantina
Fernandes Pinheiro
Florestal
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Itararé-Uruguai, PR- 1965

IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São Paulo-Rio Grande (1900-1930)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1930-1975)
RFFSA (1975-1996)
FERNANDES PINHEIRO
Município de Teixeira Soares, PR
linha Itararé-Uruguai - km 341,855 (1936)   PR-0471
Altitude: 811 m   Inauguração: 01.01.1900
Uso atual: escola (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: prov.1900
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo, com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul, divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre 1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens de passageiros, já trens mistos, passaram na região de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng. Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Fernandes Pinheiro foi inaugurada em 1900. O nome foi dado para homenagear um engenheiroque trabalhava na estrada de ferro Santa Cruz, do Uruguai, e falecido em 1898 (ver caixa abaixo).

Sempre foi um prédio de madeira.

Depois de desativada em 1983, foi transformada em extensão da escola local e estava sendo muito bem mantida em 2015.


1898
AO LADO:
Morte de Fernandes Pinheiro. Duas estações receberiam seu
nome , uma no Estado do Rio de Janeiro e outra no Paraná (O Estado de S. Paulo, 6/1/1898).

ACIMA: Chegada da primeira locomotiva a Fernandes Pinheiro em 1901 (Revista da Semana, 31/3/1901).

ACIMA: Manifestação de colonos na estação Fernandes Pinheiro (A Careta, 17/4/1909).
  TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas, trens de passageiros pararam nesta estação de 1900 a 1983. Veja aqui horários em 1948 (Guias Levi).
(Fontes: Nilson Rodrigues; Vitor Hugo Zapani Langaro; Carlos Roberto de Almeida; Decio Marques; acervo ABPF-PR; Revista da Semana, 1909; A Careta, 1909; RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas, 1936; IBGE, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 1909. Revista da Semana, 2/5/1909

A estação em 1987. Acervo ABPF-Paraná

A estação em 07/2003. Foto Nilson Rodrigues

A estação em 2003. Foto Decio Marques

A estação em 07/2003. Foto Nilson Rodrigues

A estação em 21/4/2006. Foto Carlos Roberto de Almeida

A estação em 28/8/2015. Foto Vitor Hugo Zapani Langaro

A estação em 21/3/2019. Foto Alejandro Polvorines
 
     
Atualização: 04.04.2020
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.