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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1900-1930)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1930-1975)
RFFSA (1975-1996) |
IRATI
Município de Irati, PR (veja
a cidade) |
linha Itararé-Uruguai - km 358,980
(1936) |
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PR-0478 |
Altitude: 812 m |
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Inauguração: 01.01.1900 |
Uso atual: em pé, sem uso conhecido por mim (2014) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1935 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Itararé-Uruguai, a linha-tronco da RVPSC, teve a sua
construção iniciada em 1896 e o seu primeiro trecho
aberto em 1900, entre Piraí do Sul e Rebouças, entroncando-se
em Ponta Grossa com a E. F. Paraná. Em 1909 já se entroncava
em Itararé, seu quilômetro zero, em São Paulo,
com o ramal de Itararé, da Sorocabana. Ao sul, atingiu União
da Vitória em 1905 e Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul,
divisa com Santa Catarina, em 1910. Trens de passageiros, inclusive
o famoso Trem Internacional São Paulo-Montevideo, este entre
1943 e 1954, passaram anos por sua linha. Os últimos trens
de passageiros, já trens mistos, passaram na região
de Ponta Grossa em 1983. Em 1994, o trecho Itararé-Jaguariaíva
foi erradicado. Em 1995, o trecho Engenheiro Gutierrez-Porto União
também o foi. O trecho Porto União-Marcelino Ramos somente
é utilizado hoje eventualmente por trens turísticos
de periodicidade irregular e trens de capina da ALL. O trecho Jaguariaíva-Eng.
Gutierrez ainda tem movimento de cargueiros da ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1900.
O relatório da RVPSC de 1937 afirmava que
a estação de Irati "era um velho e pequeno
edifício de madeira sem higiene nem segurança e desconfortável,
que não comportava qualquer modificação nem conserto.
Com um projeto de 1935, a nova estação já foi
construída". O novo prédio é o que existe até hoje.
Por ali ainda passam os trens que se dirigem ao oeste do Paraná
pelo ramal de Guarapuava. Ainda era utilizada como estação
pela ALL e estava muito bem conservada.
ACIMA: Em foto provavelmente dos anos 1920, altos
funcionários da São Paulo-Rio Grande posam ao lado da
estação e do carro-administração em Irati
(Foto Arthur Wischral).
1935
AO LADO: Uma nova estação para a cidade (O Estado de S. Paulo, 10/10/1935) |
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ACIMA: Vista aérea de Irati em 2011 mostrando a posição do triângulo de reversão
- que hoje não existe mais.
ACIMA: A antiga estação em 2014 (Foto Mário Pailo).
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TRENS - De acordo com os guias de horários e fontes diversas,
trens de passageiros pararam nesta estação de
1900 a 1983. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). Na
foto à esquerda, o trem de passageiros está parado
(possivelmente anos 1930) na estação de Roxo Roiz.
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(Fontes: Flávio Marcellini; Jefferson da Luz;
Marcelo Augusto Barbosa; Flavio Cavalcanti;
Daniel Trevisan; Luciano Pavloski; RVPSC: Relatórios anuais,
1920-60; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e Cargas,
1936; IBGE, 1960) |
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A estação original em 1900. Autor desconhecido |
A estação de madeira, sem data. Foto cedida por
Luciano Pavloski |
Sala de espera da estação nova, em 1937. Foto
dos relatórios da RVPSC |
Restaurante da estação nova, em 1937. Foto dos
relatórios da RVPSC |
A estação nova de Irati, em 1935, recem-aberta.
Foto dos relatórios da RVPSC |
Tram da ALL em frente à estação de Irati,
em 1999. Foto Daniel Trevisan |
A estação em 08/2000. Foto Luciano Pavloski |
A estação em 08/2000. Foto Luciano Pavloski |
A estação em 08/2000. Foto Luciano Pavloski |
A estação em 01/2003. Foto Flávio Marcellini
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Locomotiva da ALL na estação de Irati, em 12/2005.
Foto Jefferson da Luz |
Vista frontal da estação em 05/2006. Foto Marcelo
Augusto Barbosa |
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Atualização:
27.04.2023
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