|
|
RFFSA (1975-1996) |
MARACANÃ
Município de |
Tronco Sul - km ? |
|
PR-2454 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 10.11.1975 |
Uso atual: n/d |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1975 |
|
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha que liga Itapeva a Ponta Grossa, na estação de
Uvaranas, foi aberta em 1975 como parte do Tronco Principal Sul. O
trecho no Estado de São Paulo, de Itapeva a Pinhalzinho, era
administrado pela Fepasa e o resto até Uvaranas, no Paraná,
pela RFFSA. Hoje é tudo concessão da ALL. Essa variante
na prática "matou" a antiga linha entre Itapeva,
Itararé e Jaguariaíva, parte da Sorocabana e parte da
RVPSC, que era, principalmente no trecho paranaense, considerado o
pior trecho ferroviário do Brasil pelo excesso de curvas. Essa
antiga linha foi desativada nos anos 1990 e os trilhos todos retirados.
|
|
A ESTAÇÃO:
A estação de Maracanã foi inaugurada em
1974.
"Essa estação, como as outras construídas pelo
Exercito no trecho, não passava de um ponto de cruzamento no meio
do nada, com uma vila de casas em sua volta para o pessoal ferroviário,
que não prosperou, sendo, como a de Santa Quitéria,
também abandonada. Após Maracanã, o relevo em torno da linha
volta a ser acidentado, cheio de pedras e com vegetação rasteira,
até a linha chegar às margens da represa dos Alagados, que
abastece a cidade de Ponta Grossa, formando uma bela paisagem, cheia
de chalés e áreas de camping e de esportes aquáticos. Ali os trilhos
correm em paralelo a ela, atravessando grotas e finalmente alcançando
a linha que vem de Apucarana; depois, passando no meio de uma favela
e afinal chegam a Uvaranas" (Antonio Carreão,
Sorocaba, SP, 12/2002).
A estação tinha em 2002 3 linhas
de desvio.
ACIMA: Mapa com as estações do trecho Pinhalzinho-Uvaranas (Diario Popular, 22/11/1974). |
|
|
|
Estação de Maracanã, em 12/2002. Foto Antonio
Carreão
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
06.07.2018
|
|