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Nogueira
Quilometro 41
Avaí
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Tronco NOB - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Noroeste do
Brasil (1918-1970) |
QUILÔMETRO 41
Município de Avaí, SP |
Linha-tronco - km 35,852 (1960) |
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SP-4769 |
Altitude: 458 m |
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Inauguração: 24.06.1935 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1935? |
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HISTORICO DA LINHA: A
Estrada de Ferro Noroeste do Brasil foi aberta em 1906, seguindo a
partir de Bauru, onde a Sorocabana havia chegado em 1905, até Presidente
Alves, em setembro de 1906. Em janeiro de 1907 atingia Lauro Müller,
em 1908 Aracátuba e em 1910 atingia as margens do rio Paraná, em Jupiá,
de onde atravessaria o rio, de início com balsas, para chegar a Corumbá,
na divisa com o Paraguai, anos depois. O trecho entre Araçatuba e
Jupiá, que até 1937 costeava o rio Tietê em região infestada de malária,
foi substituído nesse ano por uma variante que passou a ser parte
do tronco principal, enquanto a linha velha se tornava o ramal de
Lussanvira. Em 1957, a Noroeste passou a fazer parte da RFFSA. Transportou
passageiros até cerca de 1995, quando esse transporte foi suprimido.
Em 1996, a RFFSA deu a concessão da linha para a Novoeste, que transporta
cargas até hoje. |
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A ESTAÇÃO: O posto telegráfico do Quilômetro 41 foi aberto em 1935. Era uma chave para o desvio ali existente.
Pelo que se sabe, muitos passageiros desciam nesta parada para pescar no rio Batalha, pois era um local próximo à ponte da ferrovia sobre este rio.
Não se tem notícias sobre o estado atual da parada.

ACIMA: Acidente junto ao posto em 1935 (Correio de S. Paulo, 16/8/1935. A mesma notícia foi publicada no jornal O Estado de S. Paulo de 20/8/1935).
(Fontes: O Estado de S. Paulo; Correio de S. Paulo; Guias Levi, 1930-79; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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Atualização:
05.09.2019
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