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Ribeirão Preto-EFD
Guimarães
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E.F.Dumont - 1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2002
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E. F. Dumont (1891-1940) |
RIBEIRÃO
PRETO-E.F.DUMONT
Município de Ribeirão Preto,
SP |
Ramal de Dumont - km 0 |
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SP-2265 |
Altitude: - |
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Inauguração: 04.04.1891 |
Uso atual: demolida em 1968 |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Dumont,
construída pela Mogiana para ser um ramal de bitola de 60 cm,
saía de Ribeirão Preto e chegava à fazenda Dumont,
de propriedade de Henrique Santos Dumont, a oeste de Ribeirão.
O tronco da ferrovia, também chamada de Ramal de Dumont, tinha
cerca de 25 km, mas havia também 4 ramais que saíam
da linha principal. A Mogiana a vendeu logo após construída
para a Fazenda Dumont, que passou a operá-la, inclusive com
transporte público de passageiros. Começou a operar
em 1890 e foi fechada, com a venda da fazenda e de seus ativos, em
junho de 1940, sendo os seus trilhos imediatamente retirados. Por quase todo
o seu leito passa hoje a rodovia Ribeirão Preto-Pradópolis.
Duas de suas locomotivas (eram 4) foram vendidas à E. F. Perus-Pirapora. |
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A ESTAÇÃO: A estação,
inaugurada no início das operações
da EFD, em abril 1981 (fonte: O Estado de S. Paulo, 7/4/1891) localizava-se atrás da estação de Ribeirão
Preto, no tronco da Mogiana, na Vila Tibério.
Ficava na mesma linha da rua Augusto Severo, entre as ruas
Luiz da Cunha e Martinico Prado, mais próxima
da primeira.
Com a extinção da ferrovia, em 1940, o prédio
passou a abrigar escritórios da Mogiana até março
de 1968, quando foi demolido (fonte: Diario da Manhã, edição de março de 1968), cinco meses após a demolição
da velha estação da CM.
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1940
AO LADO: Fechamento definitivo da ferrovia em 23 de junho (O Estado de S. Paulo, 25/6/1940). |
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Atualização:
19.06.2020
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