|
|
Cia. União
Sorocabana e Ytuana (1897-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998) |
RUBIÃO
JUNIOR
(antiga CAPÃO BONITO)
Município de Botucatu, SP |
Linha-tronco - km 314,765 (1924);
km 302,859 (1931); km 274,583 (1960) (*) |
|
SP-2268 |
Altitude: 880 m |
|
Inauguração: 05.03.1897 |
Uso atual: abandonada (2016) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1897 |
(*)
As quilometragens foram alteradas em 1928, devido às retificações
feitas entre São Paulo e Iperó neste ano e em 1953,
(**) devido às retificações feitas entre Conchas
e Manduri neste ano. |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Sorocabana foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha
foi aberto em 1875, até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922,
quando atingiu Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes,
porém, a EFS construiu vários ramais, e passou por trocas de donos
e fusões: em 1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época
à beira da falência. Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia,
vendida para o Governo paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para
o grupo de Percival Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas
linhas incorporadas pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a
ser o dono, por causa da situação precária do grupo detentor. Assim
foi até 1971, quando a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal
FEPASA. O seu trecho inicial, primeiro até Mairinque, depois somente
até Amador Bueno, desde os anos 20 passaram a atender principalmente
os trens de subúrbio. Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho
passou a ser administrado por ela. Trens de passageiros de longo percurso
trafegaram pela linha-tronco até 16/1/1999, quando foram suprimidos
pela concessionária Ferroban, sucessora da Fepasa. A linha está ativa
até hoje, para trens de carga. |
|
ANO |
Total de passageiros embarcados |
1906 |
5.949 |
1917 |
7.247 |
1918 |
6.896 |
1922 |
11.196 |
1934 |
17.396 |
1942 |
12.995 |
1943 |
16.013 |
1944 |
15.792 |
1945 |
15.474 |
1951 |
22.766 |
A ESTAÇÃO: Inaugurada
em 1897, a estação foi uma das poucas da época que já
tinha "um prédio definitivo", ou seja, não foi aberta com um
prédio provisório. Mesmo assim, pelo estilo do atual prédio,
é pouco provável que este seja o de 1897. Na época,
seu nome era Capão Bonito, nome de uma fazenda próxima.
Em 1895, a Sorocabana ainda estava em dúvida se usaria sta estação, que estava prestes a ser inaugurada, como a principal da cidade de Botucatu, ou se continuaria a usar a outra, aberta desde 1889 e que já tinha o nome da cidade. Ela dera distante do centro, mas a de Capão Bonito também era e ia dar saída para o ramal de Bauru (veja caixa abaixo, de 1895).
Este nome perdurou até janeiro de 1917, quando Tavares de Lima,
então Ministro da Viação, mandou mudou o nome
da estação para o atual, Rubião Júnior.
Desde o início, e até hoje, dali sai o ramal de Bauru.
Embora seja pequena e do mesmo estilo da maioria das estações da linha-tronco
da Sorocabana, é considerado uma das mais bonitas construções da ferrovia.
O seu pátio estava constantemente cheio com vagões de carga estacionados.
A estação esteve por um
tempo muito bem cuidada. "A estação ferroviária de
Rubião Junior tinha um barzinho (conforme você vê na
primeira foto abaixo, do lado esquerdo).
Este barzinho pertenceu à minha
avó, que morou a vida toda em Rubião
Junior. Meu pai ficou emocionado ao ver a foto e lembrou que quando
eles começaram a trabalhar com o bar ele era de madeira"
(Franco Rocha, 10/2006).
A estação, em abril de 2009, ainda era usada como escala
(alojamento) de maquinistas da ALL. Foi-o até maio de 2010:
"(A estação de) Rubião Junior, que na data de
hoje, 15 de maio de 2010, fechou as portas e estará
entregue à própria sorte. Um caminhão da ALL levou os computadores,
aparelhos de comunicação, mesas e ventiladores
para Triagem Paulista. Rubião Junior era um ponto de apoio para cruzamento
e até formação de trens com destino à Bauru e Ourinhos. Os 4 operadores
estão indo para Mairinque" (Jorge Luiz Luvizotto, 15/5/2010).
Em 2016 a estação estava abandonada, com vidros quebrados,
suja por dentro e por fora. Não durará muito, infelizmente.
|
1895
AO LADO: Qual seria a esttação principal da cidade quando Capão Bonito fosse abereta ao tráfego? (O Estado de S. Paulo, 31/10/1895). |
ACIMA: A estação de Capão Bonito, c.1910. Ao fundo o
hotel de mesmo nome. No morro, ainda não havia a igreja no
topo (Acervo Maria Anna Moscogliato - Foto Rocha).
|
1914
AO LADO: Fotografia de Rubião Junior publicada
em 1914 (Revista A Cigarra). |
ACIMA: Mapa mostrando a linha nova e a velha
da Sorocabana na região de Botucatu e de Avaré. Por
ele dá para se ter uma idéia de como Botucatu ficou
na linha, juntamente como Rubião Júnior, por estarem
no centro das variantes. A linha nova (estilizada, pois não
mostra todas suas curvas) é a que está com barras (Acervo
Ralph M. Giesbrecht).
|
1934
AO LADO: Problemas na baldeação de passageiros na estação (O Estado de S. Paulo, 7/2/1934). |
OBRAS OCORRIDAS NA ESTAÇÃO
E SEU PÁTIO DE ACORDO COM RELATÓRIOS DA EFS:
Extensão dos desvios para 720 m; 1934 - Construção
de 3 casas.
|
|
1949
À ESQUERDA: "Viajantes comerciais reclamam
contra a curta parada de trens em Rubião Junior",
título do artigo ao lado (Folha da Manhã, 12/4/1949). |
ACIMA: Mapa com a posição da estação de Runião Junior em 1949, a sudoesrw de Botucatu (IHG, 1949). |
ACIMA: Na estação de Rubião Junior, talvez anos 1940 (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação de Rubião Junior, talvez anos 1950 (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação de Rubião Junior em 1965 e a placa indicando que ali se tomava o trem de passageiros para Bauru
(Acervo Daniel Gentili).
ACIMA: A estação de Rubião Jr., provavelmente anos 1970 (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação de Rubião Jr., provavelmente anos 1980 (Autor desconhecido).
ACIMA: Bela foto da fachada da estação
de Rubião Junior em 1992 (créditos na foto).
ACIMA: Pátio da estação
de Rubião Junior em 2001 (Autor desconhecido).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht - pesquisa
local; Daniel Gentili; Jorge Luiz Luvizutto; Acervo Maria Anna Moscogliato;
Foto Rocha; Alberto del Bianco; Franco Rocha; Júlio C. Paiva;
Ricardo Frontera; Leandro Gouveia; Valdemar Bicudo; Folha da Manhã,
1949; E. F. Sorocabana, Relatórios anuais, 1875-1969; Mapas
- acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação, anos 1990. Foto Alberto del Bianco
|
Rubião Junior, com vagões à frente, em
18/07/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Rubião Junior em 18/07/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
Rubião Junior em 18/07/1998. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação em 2000. Foto Júlio C. Paiva |
A estação em 04/2006. Foto Ricardo Frontera |
A estação em 04/2006. Foto Ricardo Frontera |
A estação em 10/4/2009. Foto Leandro Gouveia |
A estação em 15/5/2010. Foto Jorge Luiz Luvizutto
|
A estação do outro lado em 20/4/2013. Foto Daniel
Gentili |
A estação de um lado em 20/4/2013. Foto Daniel
Gentili |
A estação já com os vidros quebrados em
11/2015. Foto Daniel Gentili |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
21.04.2021
|
|