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Indice de estações
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Ramal de Estação do Padre:
Estação do Padre
Igapó
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EFCRN - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central do
Rio Grande do Norte (1906-1917) |
ESTAÇÃO
DO PADRE
Município de Natal, RN |
Linha tronco da EFCRN - km 0 |
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RN-3392 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1906 |
Uso atual: em ruínas (2006) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1906 |
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HISTORICO DA LINHA: VER TEXTO ABAIXO |
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A ESTAÇÃO: A EFCRN começou
a ser construída em 1904, para ajudar as áreas assoladas pelas secas.
O primeiro trecho a ser concluído foi o de Natal a Ceará-Mirim,
que foi feito antes da construção da ponte de ferro de Igapó.
Os trens paravam em uma estação que ficava do outro lado do rio Potengi,
de frente para Natal, e então atravessava-se por meio de barcos
para a cidade. Ela ficou conhecida como Estação do Padre (ou
Pedra Preta), e suas ruínas existiam até pelo menos 2006.
A ponte só seria
construída em 1916 e a Estação do Padre foi logo desativada.
A estação ficava praticamente na beira do rio, os trilhos atravessavam
o mangue sobre um aterro. Ela não era tão grande assim, o que aparece
na foto (abaixo, de 2004) são os alicerces da estação, pois as paredes
ruiram totalmente.
"Até 1917, a estação que recebia todo o fluxo
de passageiros e mercadorias da Estrada de Ferro Central do Rio Grande
do Norte (EFCRGN) era a da Pedra Preta, mais conhecida como Estação
do Padre, situada na margem esquerda do rio Potengi, de onde se atravessava
para Natal através de embarcações. (Figura 01) Com a conclusão da
ponte de Igapó, em 1916, finalmente a esplanada Silva Jardim poderia
ser ligada diretamente aos trilhos da Ferrovia. Mas a integração com
a esplanada não seria tão simples. Enquanto não se concluíam os estudos
e as desapropriações necessárias para ligar a linha ao pátio, foram
feitas algumas improvisações. O escritório da Central, localizado
no pátio da Great Western, que antes recebia no seu cais os passageiros
e mercadorias da Estação da Pedra Preta, com a chegada dos trilhos
vira a estação terminal provisória de passageiros da EFCRGN. A ferrovia
faz um acordo com a Great Western para utilizar seus trilhos no trecho
entre Igapó e Natal. A estação provisória só era utilizada
para o tráfego de passageiros, enquanto que a Estação da Pedra Preta
continuou sendo utilizada para transporte de mercadorias e a Parada
de Igapó para desembarque de animais" (RODRIGUES, Wagner do Nascimento.
Caminhos de água e de ferro, 2006).
ACIMA: As linhas da Natal-Nova Cruz (para o sul) e Central do RN
(para o nordeste), com a linha em vermelho mostrando o percurso inicial
da EFCRN antes da construção da ponte do Igapó
(Cessão Wagner Rodrigues).
(Fontes: Leandro Renovato; Wagner do Nascimento Rodrigues, 2006). |
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A estação ainda em funcionamento. aNOS 1910. Acervo
Wagner Rodrigues |
A estação do Padre, por volta de 1910. É
o pequeno prédio ao fundo, onde está marcado "Pedra
Preta". Acervo Wagner N. Rodrigues |
Ruínas da estação do Padre. Em primeiro
plano, o rio Potengi. Foto Leandro Renovato |
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Atualização:
19.02.2023
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