HISTORICO DA LINHA: A linha da
E. F. Sampaio Correia foi aberta em 1906 até a estação
de Itapassaroca. Posteriormente foi estendida até Taipu (1907),
Baixa Verde (1910), Pedra Preta (1913), Lages (1918), que ficou como ponto de saída para a linha ligando Lages a Macau e depois para o ramal para Jucurutu e
Oscar Nelson (1949). Em
1982, os trens para Macau acabaram e, nos 1990, os cargueiros. Ficaram somente
os trens da Linha Norte operados hoje
pela CBTU e que chegam somente a Ceará-Mirim, a 39 km de Natal.
O resto foi abandonado. |
A ESTAÇÃO: A estação
de Itapassaroca foi inaugurada em 1906.
Itapassaroca é um distrito do município de Ceará-Mirim. As 14h (do dia 15 de novembro) partiu um trem especial da capital conduzindo as autoridades e demais convidados para a solenidade, regressando a noite. A abertura do tráfego ocorreu no dia 20 de novembro. Segundo o jornal Diário de Pernambuco, “foi inaugurada solenemente a estação de Itapassaroca na Estrada de Ferro Central, 7 km além de Ceará-Mirim. Falaram o engenheiro José Luiz, saudando o sr. Lauro Muller, o senador Pedro Velho brindando a Rodrigues Alves e a comissão construtora” (Diário de Pernambuco, 01/12/1906, p.1 - por Cronicas Taipuenses, João Santos, 2023).
Em 1922 foi construída uma instalação de dois compartimentos e uma casa na estação para o agente em Itapassaroca (Relatório do Ministério da Viação e Obras Públicas).
Ainda segundo o Jornal do Recife, em 1924 ocorreu uma grande inundação no distrito de Itapassaroca em decorrência das enchentes do rio Ceará-Mirim, causando grandes prejuízos a agricultura. Segundo a imprensa, “a povoação de Itapassaroca as margens da linha férrea central ficou completamente inundada. O governo enviou embarcações da polícia marítima para socorrer as vítimas, ainda segundo o mesmo jornal, os prejuízos materiais naquela enchente foram totais (Jornal do Recife, 1924, p.1)". A enchente ocasionou a paralisação do tráfego da EFCRN por algum tempo.
Em 01/05/1963, a delegacia de Natal da Rede Ferroviária do Nordeste anunciou que a partir daquela data as estações de São José, Baldum e Itapassaroca seriam fechadas, passando a funcionar somente como paradas (Diário de Natal, 2/5/1923, p. 2).
As estações secundárias em zonas rurais como Soldado Alberino, Monsenhor Honório, Itapassaroca, Pitombeiras, dentre outras, já haviam sido desativadas na década de 1970 (João Santos: Crônicas Taipuenses, 2023).
Os últimos trens de passageiros a percorrer a rota de Natal a Macau passaram em outubro de 1982, e nessa época só haviam sobrado as estações principais que se localizavam dentro das cidades, como a de Taipu.
(Fontes: João Rodrigues Lanza, 2023; João Santos: Site Cronicas Taipuenses, 2023; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |