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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Pedra Preta
Lajes
Pedro Avelino
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Saída para o ramal de
Jucurutu
: Santa Cruz
...
Saída para o ramal de Recanto - jamais construído
...

EFCRN - 1940
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Central do R. G. do Norte/Sampaio Correa (1918-1957)
Rede Ferroviária do Nordeste (1957-1975)
RFFSA (1975-1982)
LAGES (antiga ITARETAMA)
Município de Lages, RN
Linha Natal-Macau - km 149 (1960)   RN-3274
Altitude: 198 m   Inauguração:
15.09.1918
Uso atual: abandonada (2012)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha da E. F. Sampaio Correia foi aberta em 1906 até
a estação de Itapassaroca. Posteriormente foi estendida até Taipu (1907), Baixa
Verde (1910), Pedra Preta (1913), Lages (1918), que ficou como ponto de saída
para a linha ligando Lages a Macau e depois para o ramal para Jucurutu e Oscar
Nelson (1949). Em 1982, os trens para Macau acabaram e, nos 1990, os cargueiros.
Ficaram somente os trens da Linha Norte operados hoje pela CBTU e que chegam
somente a Ceará-Mirim, a 39 km de Natal. O resto foi abandonado. .
 
A ESTAÇÃO: A estação de Lages foi inaugurada em 1918, mas
um Guia Levi de 1917 (sem mês definido) já tinha nos seus
horários a estação de Lages como terminal da linha.

Mais tarde, chamou-se por algum tempo Itaretama. No Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960
, consta como
Itaretama
.

Era o entroncamento do ramal de Afonso Bezerra. Seria também entrocamento para um ramal que jamais ser terminado e que
deveria levar até Caicó, passando pela localidade de Recanto.

Desde os anos 1990 sem tráfego algum de trens, pois a CFN não estava operando cargas no Rio Grande do Norte, linha e estação
em 2012 já davam sinais de abandono e depredação.

ACIMA: Um Guia Levi de 1917, sem mês definido, mostra em sua página 142 a estação de
Lages, que supostamente seria aberta somente em setembro de 1918.

ACIMA: Uma reportagem de 1924 sobre a cidade de Lages mostra o seu crescimento em
poucos anos depois da chegada da ferrovia e a viagem até ela - CLIQUE SOBRE A FIGURA
PARA VER TODA A REPORTAGEM
(O Jornal, PB, 8/12/1924).

1931
AO LADO: Divergência de datas: enquanto uma fonte cita 1933 como data de inauguração do prolongamento Lages-Santa Cruz, o jornal noticia a inauguração dois anos antes, em março de 1931 (O Estado de S. Paulo, 18/3/1931).

ACIMA: Trem de transporte de água na estação de Lages, provavelmente anos 1980 (http://brotherwashingtom.blogspot.com).

ACIMA: Mapa mostra em azul, ao sul no mapa e saindo de Lages, o ramal de Recanto, que nunca
foi operacional - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (Google
Maps - por João Rodrigues).


ACIMA: A estação de Lajes, sem data (provavelmente entre 2010 e 2020). Cessão Alexsander Cardoso).

ACIMA: A estação de Lajes, sem data (provavelmente entre 2010 e 2020). Reparar na
construção do novo anexo em substituição ao anerior (Cessão Alexsander Cardoso).

(Fontes: Eduardo Viana; O Jornal, PB, 1924; http://brotherwashingtom.blogspot.com;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo Ralph M. Giesbrecht)
     

A estação em sua inauguração em 1918. Autor desconhecido

A estação em 2005. Foto Eduardo Viana

A estação em 2005. Foto Eduardo Viana

A estação em 2012. Foto Eduardo Viana
     
Atualização: 27.04.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.