|
|
E. F. Central do
R. G. do Norte/Sampaio Correa (1918-1957)
Rede Ferroviária do Nordeste (1957-1975)
RFFSA (1975-1982) |
LAGES
(antiga ITARETAMA)
Município de Lages, RN |
Linha Natal-Macau - km 149 (1960) |
|
RN-3274 |
Altitude: 198 m |
|
Inauguração:
15.09.1918 |
Uso atual: abandonada (2012) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha da
E. F. Sampaio Correia foi aberta em 1906 até
a estação
de Itapassaroca. Posteriormente foi estendida até Taipu (1907),
Baixa
Verde (1910), Pedra Preta (1913), Lages (1918), que ficou como ponto de saída
para a linha ligando Lages a Macau e depois para o ramal para Jucurutu e
Oscar
Nelson (1949). Em
1982, os trens para Macau acabaram e, nos 1990, os cargueiros.
Ficaram somente
os trens da Linha Norte operados hoje
pela CBTU e que chegam
somente a Ceará-Mirim, a 39 km de Natal.
O resto foi abandonado. . |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Lages foi inaugurada em 1918, mas
um Guia Levi de 1917 (sem mês definido) já tinha nos seus
horários a estação de Lages como terminal da linha.
Mais tarde, chamou-se por
algum tempo Itaretama. No Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil de 1960, consta como
Itaretama.
Era o entroncamento do ramal de Afonso Bezerra. Seria também entrocamento para um ramal que jamais ser terminado e que
deveria levar até Caicó, passando pela localidade de Recanto.
Desde os anos 1990 sem tráfego algum de trens, pois a CFN não
estava operando cargas no Rio Grande do Norte, linha e estação
em 2012 já davam
sinais de abandono e depredação.
ACIMA: Um Guia Levi de 1917, sem mês definido, mostra em sua página 142 a estação de
Lages, que supostamente seria aberta somente em setembro de 1918.
ACIMA: Uma reportagem de 1924 sobre a
cidade de Lages mostra o seu crescimento em
poucos anos depois da
chegada da ferrovia e a viagem até ela - CLIQUE SOBRE A
FIGURA
PARA VER TODA A REPORTAGEM (O Jornal, PB, 8/12/1924).
|
1931
AO LADO: Divergência de
datas: enquanto uma fonte cita 1933 como data de inauguração
do prolongamento Lages-Santa Cruz, o jornal noticia a inauguração
dois anos antes, em março de 1931 (O Estado de
S. Paulo, 18/3/1931).
|
ACIMA: Trem de transporte de água na
estação de Lages, provavelmente anos 1980 (http://brotherwashingtom.blogspot.com).
ACIMA: Mapa mostra em azul, ao sul no mapa e saindo de Lages, o ramal de Recanto, que nunca
foi operacional - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VÊ-LA EM TAMANHO MAIOR (Google
Maps - por João Rodrigues).
ACIMA: A estação de Lajes, sem data (provavelmente entre 2010 e 2020). Cessão Alexsander Cardoso).
ACIMA: A estação de Lajes, sem data (provavelmente entre 2010 e 2020). Reparar na
construção do novo anexo em substituição ao anerior (Cessão Alexsander Cardoso).
(Fontes: Eduardo Viana; O
Jornal, PB, 1924; http://brotherwashingtom.blogspot.com;
Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo Ralph M.
Giesbrecht) |
|
|
|
A estação em sua inauguração em
1918. Autor desconhecido |
A estação em 2005. Foto Eduardo Viana |
A estação em 2005. Foto Eduardo Viana |
A estação em 2012. Foto Eduardo Viana |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
27.04.2023
|
|