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Rede Ferroviária
do Nordeste (1962-1975)
RFFSA (1975-1982) |
MACAU
Município de Macau, RN |
Linha Natal-Macau - km 242 (1964) |
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RN-4216 |
Altitude: - |
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Inauguração: 23.04.1962 |
Uso atual: pertence à Prefeitura (2012) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha da
E. F. Sampaio Correia foi aberta em 1906 até a estação
de Itapassaroca. Posteriormente foi estendida até Taipu (1907),
Baixa Verde (1910), Pedra Preta (1913), Lages (1918), que ficou como ponto de saída para a linha ligando Lages a Macau e depois para o ramal para Jucurutu e
Oscar Nelson (1949). Em
1982, os trens acabaram e nos 1990, os cargueiros. Ficaram somente
os trens do trecho para Macau acabaram, sobrando ativos após os tgrens de suburbio oara Extremoz operados primeiro hoje
pela CBTU e que chegam somente a Ceará-Mirim, a 39 km de Natal.
O resto foi abandonado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Macau foi inaugurada em 1962 quando do prolongamento do
trecho entre Afonso Bezerra e Macau. Era ponta de linha
do ramal do mesmo nome.
Pelas fotos, parece estar em uma região
mais isolada do municipío: como o ramal e a estação foram construídos
no início dos anos 1960, a linha deve ter sido colocada nos limites da então
zona urbana, como era esperado. Também (não conheço
o local, ou a cidade) deve estar próxima ao porto, onde haveria
ramais que o alcançariam.
Em setembro de 1979 ainda eram reportados trens entre Natal
e Macau. Segundo João Rodrigues Lanza, acabaram em outubro de 1982.
Em 2005, anunciava-se na imprensa de Mossoró que "o
prédio da antiga estação vai dar lugar a um projeto cultural. A
iniciativa é do secretário municipal João Eudes, (...) um projeto
que consiste na instalação da primeira livraria de Macau, onde funcionou
a estação de trem que está com suas estruturas corroídas pela falta
de utilidade. A estação está localizada próximo ao conjunto Arnóbio
Abreu, no bairro Porto de São Pedro. De acordo com o projeto, além
de livraria o local contará com equipamentos para reprodução xerográfica,
internet, café concerto, saraus e recitais para toda a população.
Com um número superior a 3 mil alunos e 800 professores nas redes
de ensino e quantidade expressiva de escritores com publicações reconhecidas
em todo o Rio Grande do Norte, surpreende o fato de não existir uma
livraria e uma editora no município de Macau" (O Mossoroense,
17/1/2005).
A estação estava desativada e fechada em janeiro de 2012, mas ainda com trilhos. Em 2020, já havia sido reformada e pertencia à prefeitura da cidade.
ACIMA: A desativada (há anos) estação
de Macau, "lacrada" nas portas e janelas e um desvio com
um vagão abandonado - notar nas fotos abaixo que a linha principal
está do outro lado junto à plataforma (Foto Wagner Rodrigues,
janeiro de 2009).
ACIMA: Curioso ... vagão? Ao lado da estação, esta curiosidade repousa ao lado da estação em 2020 (Foto Joserley Carlos).
ACIMA: Mapas - a ferrovia seguia pelos limites da zona urbana da cidade de Macau, por onde hoje é a rua Pedro Lopes de Araújo. Aparentemente só colocaram asfalto sobre os trilhos. Por imagens de terceiros e Google Earth, consegui ver que há trilhos nas extremidades. E também montei esse mapa reconstruindo o ramal que ia até as salinas de Macau - CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER O MAPA EM MAIOR TAMANHO. ABAIXO: Pelo Google Maps, imagem de 2021 mostrando por onde passava a linha. O ponto amarelo está sobre a antiga estação da cidade. CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER O MAPA EM MAIOR TAMANHO. Texto das duas figuras por João Rodrigues.
(Fontes: João Rodrigues; Wagner Rodrigues; Folha de S. Paulo,
22/4/1962; O Mossoroense, 2005; Guias Levi, 1957-79) |
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A estação e a caixa d'água de Macau em
01/2009. Foto Wagner Rodrigues |
A estação de Macau em 01/2009. Foto Wagner Rodrigues |
A estação e a caixa d'água de Macau em
01/2009. Foto Wagner Rodrigues |
A estação em 2012. Autor desconhecido |
A estação em agosto de 2020. Foto Joserley Carlos |
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Atualização:
30.01.2023
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