|
|
Rede Ferroviária
do Nordeste (1962-1975)
RFFSA (1975-1997) |
MONSENHOR HONÓRIO
Município de Macau, RN |
Linha Natal-Macau - km 208 (1964) |
|
RN-4218 |
Altitude: - |
|
Inauguração: 23.04.1962 |
Uso atual: desconhecido |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha da
E. F. Sampaio Correia foi aberta em 1906 até a estação
de Itapassaroca. Posteriormente foi estendida até Taipu (1907),
Baixa Verde (1910), Pedra Preta (1913), Lages (1918), que ficou como ponto de saída para a linha ligando Lages a Macau e depois para o ramal para Jucurutu e
Oscar Nelson (1949). Em
1982, os trens acabaram e nos 1990, os cargueiros. Ficaram somente
os trens do trecho para Macau acabaram, sobrando ativos após os tgrens de suburbio oara Extremoz operados primeiro hoje
pela CBTU e que chegam somente a Ceará-Mirim, a 39 km de Natal.
O resto foi abandonado. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Monsenhor Honório foi inaugurada em 1962 quando do
prolongamento do ramal entre Afonso Bezerra e Macau.
Seu nome é provavelmente uma homenagem ao Monsenhor Honório
Heinrich Bernard Nacke, padre franciscano nascido em Westenholz,
na Alemanha, e falecido no Brasil em 1958, onde viveu e trabalhou
por muitos anos; sua morte deu-se pouco tempo antes da abertura desta
estação. Em setembro de 1979 ainda são reportados
trens entre Natal e Macau.
Os últimos trens de passageiros a percorrer a rota de Natal a Macau passaram em outubro de 1982, e nessa época só haviam sobrado as estações principais que se localizavam dentro das cidades, como a de Taipu.
As estações secundárias em zonas rurais como Soldado Alberino, Monsenhor Honório, Itapassaroca e Pitombeiras, dentre outras, já haviam sido desativadas na década de 1970.
(Fontes: Folha de S. Paulo, 22/4/1962; O Mossoroense,
2005; Guias Levi, 1957-79) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
30.01.2023
|
|