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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Natal
Igapó
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Linha Norte - 1950
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Natal a Nova Cruz (1884-1901)
Great Western do Brasil (1901-1939)
E. F. Sampaio Correa (1939-1957)
Rede Ferroviária do Nordeste (1957-1975)
RFFSA (1975-1982)
CBTU (1982 -)
NATAL
Município de Natal, RN
Linha Norte - km 0 (1960)   RN-3273
Altitude: 3 m   Inauguração: 28.09.1881
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife, a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba, foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro. Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883, entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas, a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA. A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos 1980.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Natal foi inaugurada em 1881.

Com a abertura da E. F. Central do Rio Grande do Norte (que depois teve o nome alterado para E. F. Sampaio Correa) em Natal, em 1917, passou a atender as duas ferrovias, embora uma estação tenha sido construída para esse fim pela EFCRN e inexplicavelmente jamais tenha sido utilizada como tal.

A estação de Natal ainda está de pé, mas já há algum tempo sem tráfego algum de trens cargueiros, pois a atual concessionária da linha, a CFN, deixou de operar cargas no Rio Grande do Norte. Ainda é uma estação que agora é o ponto inicial dos trens metropolitanos, operada pela CBTU, e recebeu há algum tempo o pomposo nome de Poeta Diógenes da Cunha Lima, embora o prédio esteja bastante modificado em relação à sua arquitetura original, quase irreconhecível.

No início dos anos 1980, a RFFSA resolveu realizar uma viagem experimental dos trens urbanos entre Natal e Extremoz, que ocorreu em 06/10/1981 com a presença do presidente da RFFSA e do prefeito de Natal, José Agripino, convidados e a imprensa. A viagem teve início as 9h30 saindo da estação da Ribeira.

Os dois trens de subúrbio que saem dali (dá para chamar de metropolitanos?) tinham seu desempenho resumido neste relato de Gunnar Gil, em março de 2014: "Em 27 de janeiro (de 2014) acordei muito cedo para pegar o primeiro trem para Ceará Mirim das 6.48 da manhã, mas quando cheguei à estação fui informado que a única locomotiva disponível (das três que havia) ia servir ao trem de Parnamirim. Se a outra, que estava quebrada na oficina, fosse consertada, o trem sairia ao meio dia. O seja, fui a Parnamirim, ainda que eu quisesse ir a Ceará Mirim. Os carros eram velhos, e até algum parafuso caiu das caixas das portas automaticas durante a viagem. Os passageiros, todos trabalhadores ou gente com pouco dinheiro. É um serviço social, com custos baixos (para manutenção também). Um senhor da segurança do trem me ajudou, dizendo-me o lado das estações e dando a ordem de partida do trem em cada uma".

(Fontes: Wagner do Nascimento Rodrigues; Gunnar Gil; Carlos Cornejo e João E. Gerodetti: As ferrovias do Brasil, 2005; Mapa: acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
Atualização: 19.02.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.