|
|
E. F. Sampaio Correa
(1943-1957)
Rede Ferroviária do Nordeste (1957-1975)
RFFSA (1975-1997)
CBTU (1997-) |
PARNAMIRIM
(antiga EDUARDO GOMES)
Município de Parnamirim, RN |
Linha Sul/CBTU - km 17 (1960) |
|
RN-3407 |
Altitude: 61 m |
|
Inauguração: 15.09.1943 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 2020 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Entre 1881 e 1883, no Rio Grande do Norte, foi construída e inaugurada a E. F. Natal a Nova Cruz, logo incorporada à Great Western do Brasil na mesma época e com ligação com a linha que vinha do estado da Paraíba, na estação de Nova Cruz. Em 1957, a Rede Ferroviaria do Nordeste, sucessora da EFGW, foi incorporada
à RFFSA.
Em 1982, a linha passou a ser trafegada pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), com o nome de Linha Sul e o trecho restante, entre Cajupiranga e Nova Cruz, passou em 1998 para a CFN, empresa concessionária das linhas no RN e foi logo abandonada.. |
|
A ESTAÇÃO: Em 1881, a região
onde mais tarde foi construída a estação foi
cortada pelos trilhos da linha férrea entre Natal e Nova
Cruz, seguindo de perto o traçado do velho caminho para a Paraíba e o Recife.
Sabe-se também que as terras ao sul do Pitimbu
estavam, em 1889, nas mãos do senhor do Engenho Pitimbu, João Duarte
da Silva. Posteriormente, o fidalgo comprou a maioria das propriedades
vizinhas, incluindo uma grande área de tabuleiro plano ao sul do rio
que dava nome à propriedade, distante 18 quilômetros de Natal. A área era conhecida como “a planície
de Parnamirim” e fazia parte do Engenho Cajupiranga.
Durante
a Segunda Guerra Mundial, com a instalação da Base Aérea,
a futura cidade começou a se desenvolver. Certamente por isso,
a estação de Parnamirim foi inaugurada em 1943.
Como município, Parnamirim só foi emancipado
em 1958. Chamou-se Eduardo Gomes de 1973 a 1987, mas voltou
a ter o nome original depois disso.
Em 1986, o sistema de trens da CBTU passou a também servir a linha Sul. As obras da linha sul entre Natal e Parnamirim do sistema de trens urbanos haviam se iniciado em julho de 1984.Essas obras consistiam no alargamento da via férrea para poder permitir a circulação dos trens.
Em 2020, a estação era
a terminal dos trens metropolitanos da linha Sul de Natal.
A estação original de 1943, no entanto, foi demolida.
Ultimamente se usava uma "moderna", com uma pequena bilheteria toda
pichada e uma plataforma comprida, mas com coberturas apenas em alguns
trechos.
Em 24/6/2020, o ministro Rogério Marinho comunicou o investimento na linha durante a inauguração de uma nova estação de trem em Parnamirim, que havia sido projetada em 2016. No local, ele anunciou a compra de uma nova locomotiva e a implantação de 2 linhas e 9 estações que fazem parte do processo de expansão. Com o investimento, a malha ferroviária da região metropolitana de Natal deve passar dos atuais 54 km para 70 km.
ACIMA: Nesta foto se vê o pequeno prédio
da estação, com várias pichações,
e o trem que vem de Natal (Foto Gunnar Gil em 2/2014).
ACIMA: A nova estação de Parnamirim à noite
em 2020 (Foto CBTU-Natal).
ACIMA: Arrancando a linha antiga para continuar com linha noca de Parnamirim em frente com o VLT em 2021 (Foto CBTU-Natal).
ACIMA: Mapa do final de 2022 com as linhas Sul e Norte do trem metropolitano de Natal (CBTU). Ver a estação de Parnamirim à centro-direita no mapa. As duas estações mais recentes entregues, Bonfim e São José do Mipibu, ainda não aparecem no mapa, com a linha Sul terminando ainda em Cajupiranga.
(Fontes: João Lanza, 2023; Gunnar Gil, 2014; Luiz Antonio Coutinho, 1985; https://g1.globo.com/, 26/6/2020; Prefeitura Municipal; CBTU/Natal; Luizinho/FB;
Wikipedia, 24/6/2011; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação, sem data. Autor desconhecido. Cessão
Luiz Antonio Coutinho |
A estação original antes da demolição,
foto de 1985 por Luiz Antonio Coutinho |
A estação original antes da demolição. Foto de 1985 por Luiz Antonio Coutinho |
A estação original antes da demolição,
foto sem data por Prefeitura Municipal |
A estação em 2013. Foto Luizinho/Facebook |
Coberturas parciais na plataforma de Parnamirim. Foto Gunnar
Gil em 2/2014 |
A nova estação já com o VLT na linha. Foto CBTU-Natal em 2022 |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
23.02.2023
|
|