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E. F. Natal a Nova
Cruz (1882-1902)
Great Western do Brasil (1902-1939)
E. F. Sampaio Correa (1939-1957)
Rede Ferroviária do Nordeste (1957-1975)
RFFSA (1975-1997) |
PEDRO
VELHO
(antiga CUITEZEIRAS)
Município de Pedro Velho, RN |
Linha Norte - km 92 (1960) |
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RN-4302 |
Altitude: 40 m |
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Inauguração: 31.10.1882 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha que originalmente unia a estação de Brum, no Recife,
a Pureza, próximo à divisa entre Pernambuco e Paraíba,
foi aberta de 1881 a 1883 pela Great Western do Brasil, empresa inglesa
que tinha a posse e a concessão da E. F. Recife ao Limoeiro.
Esta linha avançou até Pilar, na antiga E. F. Conde
D'Eu, incorporada à GW em 1901, onde sua linha, aberta em 1883,
entre outros ramais, avançava até Nova Cruz, já
no Rio Grande do Norte e da E. F. Natal a Nova Cruz, que também
passou à GW, na mesma época. Para ligar estas duas últimas,
a GW construiu em 1904 um trecho de 45 km, formando então o
que veio a ser chamado de Linha Norte. Quando ocorreu a venda da GW
para a Rede Ferroviária do Nordeste, no entanto, o trecho do
RN já não mais pertencia à GW, mas foi incorporado
à RFN, e em 1957 tudo isso foi uma das formadoras da RFFSA.
A linha está ativa até hoje sob o controle da CFN, que
obteve a concessão da malha Nordeste em 1996, mas trens de
passageiros não circulam mais por essa linha desde os anos
1980. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cuitezeiras foi inaugurada em 1882 na E. F. Natal a Nova
Cruz.
"Pertencia a Canguaretama. Durante a terceira década do século
XIX, Cláudio José da Piedade adquiriu o sítio Cuitezeiras, à margem
do Rio Curimatau, na orla da estrada realenga para o sul. Denomina
a propriedade as numerosas árvores de coités, cuités, cabaços Cresentia
Cujucete, Lin. Era pouso quase obrigatório no caminho, descendo e
subindo os comboios animais carregados de algodão, açúcar, farinha,
abastecendo-se, dormindo, arranchando-se à sombra das cuitezeiras,
comprando nas vendas que se multiplicavam. Em setembro de 1881 os
trilhos prolongavam-se depois de São José do Alto (São José de Mipibu),
rumando a Nova Cruz.
Em outubro de 1882, alcançaram Lagoa de Montanha. Cuitezeiras estava
ligada à capital da província. O tráfego ferroviário animava
a todos. A criação da vila impunha-se. Foi feita. Possuía edifício
de intendência, mercado,feira Capela de Santa Rita, cemitério, os
primeiros alinhamentos das ruas. Era agora o regime republicano. Cuitezeiras
produzia 300 toneladas de algodão. Tinha 20 fazendas de criação, dois
engenhos de açúcar, dois descascadores. Construíram uma parada"
(www.pedrovelho.com).
"O transporte básico em Cuitezeiras era o cavalo, carroças
puxadas por cavalos, essas coisas no interior do município. Para fora
era a estrada de ferro, que já passava por aqui, essa mesma estrada
de ferro que existe hoje já existia, que por sinal hoje o trem não
passa. A parada era ali no Cruzeiro, pois ainda não tinha estação,
a mercadoria era desembarcada lá; vinha de Natal, de Recife,
da Paraíba, desse meio de mundo e era transportada de cavalo e de
carroças para o comércio de Cuitezeiras (...)
A Vila Nova de Cuitezeiras crescia a partir do novo Cruzeiro – o Cruzeiro
da Rua da Linha – ao longo da linha ferroviária que liga Natal/RN
a Recife/PE, atualmente desativada. Nesse percurso direcionado pela
linha férrea encontrava-se a estação ferroviária" (Marcos
Tavares da Fonseca: Memória e História da Antiga Vila
de Cuitezeiras - Pedro Velho/RN, 1861 a 1936, Universidade Federal
da Paraíba, 2006).
A localidade, promovida em 1890 a município, adquiriu o nome
de Pedro Velho em fevereiro de 1908, homenageando o Presidente
do Estado morto dois meses antes, Pedro de Albuquerque Maranhão.
ACIMA: Estação de Pedro Velho. Foto sem data e com autor desconhecido..
ACIMA: Queda de ponte em Pedro Velho. Será a que resultou na ponte emergencial ("fogueira") na fotografia abaixo? (O Estado de S. Paulo,
7/6/1965).
ACIMA: Comboio de passageiros da RFN
passa por pontilhão de "fogueiras" - ponte provisória
- próximo à estação de Pedro Velho. Será o que fopi noticiado em 1965, mais acima?
1965? (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação de Pedro Velho
ficava aqui. Já foi arrasada. Podem ser vistos os trilhos à
esquerda, do outro lado da não asfaltada pista da rua (Foto
Alexandre Bezerril, 2009).
(Fontes: Alexandre Bezerril, 2009; Marcos Tavares
da Fonseca: Memória e História da Antiga Vila de Cuitezeiras
- Pedro Velho/RN, 1861 a 1936, Universidade Federal da Paraíba,
2006; Wikipedia, entrada em 3/5/2009; www.pedrovelho.com, entrada
em 3/5/2009; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa
- acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação e a locomotiva a vapor, sem data. Acervo
Genar Bezerril
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Atualização:
19.02.2023
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