A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Cajupiranga
São José do Mipibu
Papari
...

Linha Natal-Nova Cruz - 1950
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
 
E. F. Sampaio Correa (1881-1957)
Rede Ferroviária do Nordeste (1957-1975)
RFFSA (1975-1982)
CBTU (1982- )
SÃO JOSÉ DO MIPIBU
Município de São José do Mipibu, RN
Linha Sul/CBTU - km 39   RN-4447
Altitude: 64 m   Inauguração: 28.12.1881
Uso atual: novo prédio (2023)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 02/01/2023
 
HISTORICO DA LINHA: Entre 1881 e 1883, no Rio Grande do Norte, foi construída e inaugurada a E. F. Natal a Nova Cruz, logo incorporada à Great Western do Brasil na mesma época e com ligação com a linha que vinha do estado da Paraíba, na estação de Nova Cruz. Em 1957, a Rede Ferroviaria do Nordeste, sucessora da EFGW, foi incorporada à RFFSA. Em 1982, a linha passou a ser trafegada pela CBTU (Companhia Brasileira de Trens Urbanos), com o nome de Linha Sul e o trecho restante, entre Cajupiranga e Nova Cruz, passou em 1998 para a CFN, empresa concessionária das linhas no RN e foi logo abandonada..
 
A ESTAÇÃO: A estação original de São José do Mipibu foi inaugurada em 1881.

Essa estação operou até o início dos anos 1980 e foi desativada.

Desse prédio, em 1998, restavam apenas alguns alicerces: "A estação São José, conhecida também como Estação Mipibu, infelizmente hoje está reduzida a menos que ruínas. É um acanhado alicerce, recoberto por 'sarsa', como denominam os nativos, situado no início da estrada de terra que segue para a lagoa do Bom Fim (antiga lagoa Puxi)".

Em 2007 ainda existia um pedaço de um anexo da estação, original e em perfeito estado de conservação, inclusive com características análogas às da estação de Papari, mas em meados desse mesmo ano, uma nativa juntou um grupo de populares e o demoliu a marretada, alegando ser 'esconderijo de um marginal perigoso'. O referido anexo era o almoxarifado da Estação Mipibu e o abrigo para o trole. No local a referida nativa plantou um pequeno jardim (...)"http://nisiaflorestaporluiscarlosfreire. blogspot.com).

Depois de diversos anos sem operação alguma na linha abandonada, em junho de 2020, a CBTU anunciou a extensão da linha que até então parava na estação do município de Parnamirim, até São José do Mipibu, para os trens metropolitanos. Mipibu jamais tivera trens metropolitanos. O que passava por ali era o trem de passageiros que ligava Natal a João Pessoa, extinto ainda nos anos 1980. Quanto ao prolongamento, era esperar para ver.

Em 26/12/2022, a Companhia Brasileira de Trens Urbanos - CBTU informava que, a partir da segunda-feira seguinte, dia 02/01/2023, deveria ter início a operação experimental entre as novas estações de Bonfim e São José de Mipibu. Serão então oito viagens diárias, quatro pela manhã e quatro à tarde, seis delas entre os municípios de Natal e São José de Mipibu, e duas entre o de São José e de Parnamirim

De acordo com o superintendente regional da CBTU, Leonardo
Diniz
, “a operação dessas duas estações e dos novos 17 km de via férrea, permitirá à população usufruir do trecho II da Linha Branca, obra que será finalizada nos próximos dias, com a conclusão do trecho III, levando o trem até o município de Nísia Floresta, totalizando 20 km de via férrea e fomentando a mobilidade urbana na região metropolitana de Natal”. 

Após a realização de testes e da operação experimental com 08 viagens entre Natal e São José de Mipibu, a CBTU implementou mais 08 viagens nesse trecho, a partir da segunda-feira, dia 9 de janeiro de 2023.

A medida visava ampliar a oferta da mobilidade urbana entre os municípios de Natal, Extremoz, Ceará-Mirim, Parnamirim e São José de Mipibu, através do sistema de trens urbanos. Ao todo são 16 viagens diárias de segunda a sexta-feira e 6 aos sábados, dia no qual o sistema de trens opera com grade reduzida.

Suponho (a confirmar) que a nova estação tenha sido construída no mesmo local da estação demolida. A estação já devE estar funcionando como terminal da linha Sul em fevereiro de 2023, MAS ainda não consegui fotos da estação depois de sua inauguração oficial em 02 de janeiro de 2023.


ACIMA: Este parece ter sido o anexo da estação ainda em pé em 1998, mas demolido em 2007: o antigo almoxarifado e abrigo do trole (Foto Luiz Antonio Coutinho em 1998).

ACIMA: Primeiro trem metropolitano a chegar depois de 40 anos a São José do Mipibu em 2023 (Foto: CBTU).

ACIMA: Mapa do final de 2022 com as linhas Sul e Norte do trem metropolitano de Natal (CBTU). Ver que a estação de São José do Mipibu, na linha Sul, ainda não aparece no mapa. A de Bonfim também não. A linha Sul termina ainda em Cajupiranga.


(Fontes: CBTU/Natal; João Rodrigues Lanza, 2023; Luiz Antonio Coutinho; http:// nisiaflorestaporluiscarlosfreire.blogspot.com; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
Atualização: 15.02.2023
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.