A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações de Minas Gerais
...
RMV-Cruzeiro-Juréia
...
Coronel Fulgêncio
Manacá
Passa-Quatro
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
...
 
E. F. Minas e Rio (1883 -1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
ABPF (2004-)
MANACÁ
Município de Passa-Quatro, MG
Linha Cruzeiro-Juréia - km 30,876 (1960)   MG-1206
Altitude:   Inauguração: 11.06.1883
Uso atual: parada de trem turistico (2022)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Cruzeiro-Tuiuti (depois Juréia) era originalmente parte da E. F. Muzambinho, que iniciou as atividades em 1887, entre Três Corações e Muzambinho, e parte da E. F. Minas e Rio, que operava o trecho Cruzeiro-Três Corações desde 1884, e que em 1908 incorporou a Muzambinho. Em 1910, esta foi uma das formadoras da Rede Sul-Mineira, que por sua vez formou a Rede Mineira de Viação, em 1931. Em 1965 esta formou a Viação Férrea Centro Oeste e foi finalmente transformada em divisão da Refesa em 1971. Na linha que unia a estação de Cruzeiro, no ramal de São Paulo da EFCB, a Juréia, terminal do ramal de Juréia, da Mogiana, o trecho final entre esta estação e Varginha já não tem mais seus trilhos. Os trens de passageiros foram suprimidos em 1966 entre Varginha e Juréia e em 1983 entre Cruzeiro e Três Corações. De 1997 ao fim de 2001, operaram trens turísticos da ABPF a vapor entre Cruzeiro e Passa-Quatro e hoje esses trens trafegam entre o túnel (Estação Cel. Fulgencio) e Soledade de Minas. Cargueiros da FCA utilizaram a linha Três Corações-Varginha até cerca de 2010.
 
A ESTAÇÃO: Consta em algumas fontes que a estação de Manacá teria sido inaugurada em 1/4/1934, mas o fato é que ela já existia durante a revolução de 1932 - vide foto abaixo. O que pode ter havido é que fosse um posto telegráfico promovido a estação em 1934.

Para quem vem de São Paulo de trem, a estação fica à esquerda, logo após o trem sair do túnel. O túnel ficava na divisa dos estados de São Paulo e Minas Gerais e foi estratégico durante a revolução de 1932.

Em janeiro de 2004, depois de anos sem ver um trem passando, uma viagem ligando Passa-Quatro ao túnel fez com que a estação voltasse aos seus dias de glória. A estação de Manacá foi totalmente recuperada pelo dono do Hotel Recanto das Hortências, em Passa Quatro. Pelo relato dos habitantes locais ela estava totalmente destruída e com a chegada do trem da Serra o empresário decidiu restaurá-la.

1883
AO LADO:
O primeiro trem passou pelo túnel vindo da estação de Cruzeiro em 11 de junho (A Provincia de S. Paulo, 13/6/1883).


ACIMA: Trens e soldados em Manacá durante a Revolução de 1932 (Acervo Arquivo Público Mineiro).

ACIMA:A estação em março de 2022 (Foto Murici Tondato).

(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; João Gonçalves; -- Zaidan; Daniel Gentili; ABPF; Arquivo Público Mineiro; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; A Noite Ilustrada, 1932)
     

Durante a revolução de 1932, tropas federais na linha, próximas à estação de Manacá. Foto da revista A Noite Ilustrada, 23/9/1932

A estação lotada de gente com o trem turístico, em 20/01/2004. Foto Zaidan, Rio de Janeiro, RJ

A estação de Manacá em 06/2004. Foto João Gonçalves
     
     
Atualização: 02.03.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.