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VXY Mogiana em MG
Estações de Minas Gerais
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RMV-Ramal de Lavras
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Cachoeirinha
Rosas
Costa Pinto
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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Rede Sul-Mineira (1926-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996)
ROSAS
Município de Lavras, MG
Ramal de Lavras-Três Corações - km 246,233 (1960)   MG-3864
Altitude: 893 m   Inauguração: 01.09.1926
Uso atual: em ruínas (2016)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1928
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal ligando a estação de Lavras a Três Corações foi aberto entre os anos de 1918 e de 1926. A partir de 1966, passou a entroncar-se não mais na estação de Lavras, mas na estação de Prudente, mais tarde chamada de Engenheiro Behring. Funciona hoje apenas para trens cargueiros da FCA.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Rosas foi aberta em 1926.

No dístico ainda existente, aparece a data 1928, o que significa que o prédio somente foi concluído dois anos depois da inauguração de uma estação provisória.

"A estação do Rosas fica a cerca de 7 km da cidade de Lavras. Apesar da estrada até a estação ser de terra, está mais bem sinalizada que muitas BRs deste país. Encontrei uma estação completamente abandonada, sem telhados, sem portas, janelas e com paredes querendo ruir. Devido ao mato alto em volta da estação, inicialmente achei que ela já estivesse demolida. Felizmente ainda estava lá. Ainda restam algumas casas do que teria sido a vila ferroviária, cerca de 10, e que estão milagrosamente preservadas e habitadas. Há também uma pequena igreja no povoado e segundo um sitiante que mora ao lado da linha, ainda se celebram missas no local. A arquitetura da estação é muito parecida, na cor e formato, com a estação do Faria, ambas do mesmo ramal. De acordo com o sitiante Geraldo, o movimento na estação antigamente era muito grande: havia vendas,bailes e festas aos finais de semana.

Muitas pessoas se dirigiam para lá e, inclusive, parte da casa onde ele reside é formada pela venda e o armazém que funcionavam nos tempos da RMV. Ele me conta que o pátio de manobras foi removido e realmente não encontrei vestígios de trilhos: somente há a linha singela no local. Também me falou de uma certa parada de passageiros chamada "Cachoeirinha", onde as pessoas costumavam embarcar e desembarcar e que ficava entre as estações do Faria e Rosas. Quanto ao movimento de trens atualmente, disse ser muito movimentado. Neste dia, 29/07/2007, já havia passado um trem pela manhã e apesar de não terem horário definido, os trens passam por ali quase todos os dias, transportando segundo ele, bobinas de aço, café, trigo, cimento, etc
" (Fábio Libânio, 08/2007).

Em 2016, as ruínas ainda davam alguma forma à abandonadíssima estação.


ACIMA: O que restou da vila de Rosas, com a igreja e a casa ainda de pé (Foto Fábio Libânio, 27 de julho de 2007).

(Fontes: Fábio Libânio; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Ruínas da estação...

...ainda existiam...

...à beira dos trilhos...

...já sem os desvios...

...em julho de 2007. Fotos Fábio Libânio
 
     
Atualização: 21.01.2019
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.