A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Estações do Rio de Janeiro
...
RMV - Linha da Barra
...
Barra do Piraí
Santana
Piraí
...

...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2008
...
 
E. F. Pirahyense (1883-1885)
E. F. Santana (1885-1889)
V. F. Sapucaí (1889-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-c.1943)
SANTANA
Município de Barra do Piraí, RJ
Linha da Barra - km 8 (1932)   RJ-0622
    Inauguração: 1883
Uso atual: n/d   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então, consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até 1972 entre Soledade e Aiuruoca; e até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a linha já foram retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Sebastião foi inaugurada em 1883, pela E. F. Pirahyense. Em 1885, a ferrovia e a estação passaram para a E. F. Santana, e, em 1889, ambas foram compradas pela E. F. Sapucaí. A partir de 29 de dezembro de 1896, quando foi aberta a ligação entre esta linha, na estação de Santana, e a estação de Barra do Piraí, a linha tornou-se o ramal de Passa-Três, que

ACIMA: Aqui se cruzavam as linhas da RMV e da EFCB. A foto é de 2008. O viaduto sobreviveu mas não é o mesmo: o original era de pedras. Nele passava a linha Piraí-Passa Três, perto da estação de Santana de Barra da RMV. Abaixo ainda passam os cargueiros da agora MRS na velha linha do Centro da Central do Brasil (Foto Jorge A. Ferreira). ABAIXO: O viaduto original, em pedra. Vê-se acima um auto de linha da RMV. Anos 1930? Neste ponto a linha foi desativada em 1942 (Autor desconhecido).
chegou a ser considerado parte da linha da Barra. No início dos anos 1940, a estação e o trecho Barra-Passa Três foram fechados pela RMV. Há outra estação próxima a esta: Santana da Barra, da EFCB. Em Barra do Piraí se encontravam a Linha do Centro da EFCB e a Linha da Barra. De acordo com Max Vasconcellos, cada linha tinha sua estação no bairro de Santana: a da RMV, pequena, ficava espremida entre a linha e o rio Piraí, logo à entrada da cidade para quem vinha do Rio de Janeiro pela Linha do Centro.

TRENS - De acordo com os guias de horários e outras fontes, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários em julho de 1960 (Guias Levi).
(Veja também SANTANA DA BARRA-EFCB)
(Fontes: Jorge A. Ferreira, 2008; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras de Communicação, 1928; Guias Levi, 1932-1950; Cyro Deocleciano Ribeiro Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brasil, 1886; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
 
   
     
Atualização: 03.03.2013
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.