|
|
E. F. Pirahyense
(1883-1885)
E. F. Santana (1885-1889)
V. F. Sapucaí (1889-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-c.1943) |
SANTANA
Município de Barra do Piraí,
RJ |
Linha da Barra - km 8 (1932) |
|
RJ-0622 |
|
|
Inauguração: 1883 |
Uso atual: n/d |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: O primeiro
trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí em 1891.
Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos entre
Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio, foram
construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel do Rio
Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas pela
Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira para
chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então,
consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do
Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de São Sebastião foi inaugurada em 1883, pela
E. F. Pirahyense. Em 1885, a ferrovia e a estação passaram
para a E. F. Santana, e, em 1889, ambas foram compradas pela E. F.
Sapucaí. A partir de 29 de dezembro de 1896, quando foi aberta
a ligação entre esta linha, na estação
de Santana, e a estação de Barra do Piraí,
a linha tornou-se o ramal de Passa-Três, que
ACIMA: Aqui se cruzavam as linhas da RMV e da EFCB.
A foto é de 2008. O viaduto sobreviveu mas não é
o mesmo: o original era de pedras. Nele passava a linha Piraí-Passa
Três, perto da estação de Santana de Barra da
RMV. Abaixo ainda passam os cargueiros da agora MRS na velha linha
do Centro da Central do Brasil (Foto Jorge A. Ferreira). ABAIXO: O
viaduto original, em pedra. Vê-se acima um auto de linha da
RMV. Anos 1930? Neste ponto a linha foi desativada em 1942 (Autor
desconhecido).
chegou a ser considerado parte da linha da Barra. No início
dos anos 1940, a estação e o trecho Barra-Passa Três
foram fechados pela RMV. Há outra estação próxima
a esta: Santana da Barra, da EFCB. Em Barra do Piraí
se encontravam a Linha do Centro da EFCB e a Linha da Barra.
De acordo com Max Vasconcellos, cada linha tinha sua
estação no bairro de Santana: a da RMV, pequena,
ficava espremida entre a linha e o rio Piraí, logo à
entrada da cidade para quem vinha do Rio de Janeiro pela Linha
do Centro.
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1893 a 1961. Ao lado, um destes trens na estação
de Bom Jardim de Minas, nos anos 1970. Clique sobre a foto para
ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em julho de 1960 (Guias Levi). |
(Veja também SANTANA
DA BARRA-EFCB)
(Fontes: Jorge A. Ferreira, 2008; Max Vasconcellos, Vias Brasileiras
de Communicação, 1928; Guias Levi, 1932-1950; Cyro Deocleciano
Ribeiro Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das Estradas de Ferro do Brasil,
1886; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
03.03.2013
|
|