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E. F. Pirahyense
(1883-1885)
E. F. Santana (1885-1889)
V. F. Sapucaí (1889-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-c.1943) |
PIRAÍ
Município de Piraí, RJ |
Linha da Barra - km 25 (1932) |
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RJ-0620 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1883 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
primeiro trecho da linha da Barra foi aberto pela V. F. Sapucaí
em 1891. Chegou a Baependi em 1895 e parou. Do outro lado, os trechos
entre Santa Rita do Jacutinga e Passa-Três, no Estado do Rio,
foram construídos a partir de 1879 pela E. F. Santa Isabel
do Rio Preto, a E. F. Pirahyense e a E. F. Santana, depois absorvidas
pela Sapucaí. De Santa Rita a Baependi, seguiram da primeira
para chegar a Baependi somente em 1910. Apenas nesse ano, então,
consolidou-se a linha da Barra, com esse nome por causa de Barra do
Piraí. Os trens de passageiros circularam até 1942 entre
Barra do Piraí e Passa-Três, terminal da linha no Estado
do Rio; até 1961, entre Santa Rita do Jacutinga e Barra do
Piraí; até 1970, entre Bom Jardim e Santa Rita; até
1972 entre Soledade e Aiuruoca; e
até 1977 entre Aiuruoca e Bom Jardim. Os trilhos de toda a
linha já foram retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Piraí foi inaugurada em 1883, pela E. F. Pirahyense.
Em 1885, a ferrovia e a estação passaram para a E. F.
Santana, e, em 1889, ambas foram compradas pela E. F. Sapucaí.
Em Piraí havia uma oficina de locomotivas da E. F. Santana,
que, com a compra pela Sapucaí e a união da ferrovia
com Barra do Piraí em 1896, foi fechada e transferida
para esta última cidade.
Tornaram-se o ramal de Passa-Três, que chegou a ser considerado
parte da linha da Barra. Os trens que percorriam o trecho entre
Barra do Piraí
e Passa-Três eram composições diferentes,
ou seja, havia uma espera de cerca de uma hora em Barra do Piraí
para se mudar do trem que vinha de Soledade para se continuar
viagem em outro trem até Piraí e Passa-Três.
No início dos anos 1940, a estação e o trecho
Barra-Passa Três
foram fechados pela RMV.
A linha foi arrancada em 1944, segundo o relatório da RMV para
esse ano.
A estação de Piraí foi demolida. A linha
da E. F. Santana passava onde hoje é a rua principal, na verdade
ligando a via Dutra e Passa-Três a Piraí
e a Barra do Piraí. A estação ficava onde
hoje está a estação rodoviária, não
muito longe da praça central, da usina elevatória (que
ficam muito próximos uns dos outros, junto ao antigo leito)
e que já não existe há pelo menos uns trinta
anos. A antiga linha, como a estrada hoje, acompanha em toda a sua
extensão o rio Piraí.
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1884
AO LADO: Faleceu o idealizador da ferrovia em Pirahy (A Provincia de S. Paulo, 5/9/1884)., |
ACIMA: Os trilhos, o trem e a estação
em Piraí. Sem data (A Cigarra foto publicada em 1946).
"Hoje não temos
nada e vivemos sob a ameaça de ver a cidade inundada
numa sorte igual à de São João Marcos.
Aqui não temos nada. Até a estrada de ferro fundada
por iniciativa particular foi arrancada. Os Correios e Telégrafos
também não funcionam. (...) Na sede não
moram mais do que 2.200 pessoas e de sua população
de 15 mil habitantes, só no ano de 1944, 4 mil foram
atacadas por impaludismo (...) |
1946
AO LADO:
Dito por um morador da cidade em 1946 (A Cigarra, março
de 1946).
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(Fontes: R. M. Giesbrecht: pesquisa local; José
Maria C. Lemos; Aloysio Clemente Breves, 2007; Prefeitura de Piraí,
2005; Cyro Deocleciano Ribeiro Pessoa Jr.: Estudo Descriptivo das
Estradas de Ferro do Brasil, 1886; RMV: relatório oficial,
1944; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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No pátio da estação de Piraí, em
1909, os visitantes posam à frente do carro do trem.
Acervo da Prefeitura de Piraí, RJ |
Trem a vapor parado na estação de Piraí,
em foto sem data. Cessão José Maria C. Lemos (Arquivo
Municipal de Piraí) |
A estação já abandonada e sem os iltrhos
em 1946. Foto A Cigarra |
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Atualização:
06.03.2020
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