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Melo Viana
Barra do Funchal
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IBGE - 1960
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Rede Mineira de
Viação (1937-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1968) |
BARRA
DO FUNCHAL
Município de Dores do Indaiá,
MG |
Ramal de Paracatu - km 1.079,392
(1960) |
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MG-2477 |
Altitude: 720 m |
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Inauguração: 24.04.1937 |
Uso atual: moradia (2017) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1937 |
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HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Paracatu partia originalmente da estação de Velho da Taipa,
na bitola estreita (0,76 cm) da EFOM. Em 1927 chegou a Melo Viana
e no sentido oposto já atingia Água Suja e Pará de Minas, juntando-se
com a linha da EFOM de bitola métrica que ligava Belo Horizonte a
Garças, na hoje estação de Azurita. Em 1931, a estrada foi incorporada
à EFOM para formar a RMV - Rede Mineira de Viação e passou a se chamar
ramal de Paracatu. Atingiu em 1937 Barra do Funchal, mas jamais chegou
à cidade que lhe deu o nome, Paracatu. Em 1968, foi erradicado o trecho
Bom Despacho-Barra do Funchal, e, em 1994, o restante do ramal. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Barra do Funchal foi inaugurada já pela Rede Mineira
de Viação em 1937.
Segundo historiadores locais, foram construídos dois túneis
entre as estações de Melo Viana e de Barra
do Funchal, e nesta cidade a ferrovia parou por ter sido encontrado
solo demasiado rochoso para se prolongar os trilhos até Paracatu.
A estação foi desativada em 1968, com a erradicação
definitiva do trecho Bom Despacho-Barra do Funchal.
Em 2017, ainda estava de pé e bem conservada, servindo como
moradia.
ACIMA:
Foto tirada por volta de 1958. A sua legenda diz que é o rio Indaiá,
onde se dividiam na época dois municípios: São Gotardo (à esquerda)
e Dores do Indaíá (à direita). No mapa anexo, aparece o município
de Dores do Indaiá, mostrando que a E. F. Paracatu (depois ramal de
Paracatu, da RMV) acabava na margem do rio, ou muito próximo. O nome
Barra do Funchal vem do rio que desagua no rio Indaiá, mas do outro
lado, vindo dentro do município de São Gotardo: ele não é visto na
foto, posto que o que pareceria um rio é na verdade uma estrada. Nem
tampouco se vê a ferrovia à direita, mas ela existia nessa época.
Deve estar mais para o sul, ou mais para dentro, mas muito próxima.
A foto faz referência a ser este o ponto final da Paracatu. A serra
que se vê ao fundo é a Serra da Saudade. Ou seja: a ferrovia acabava
no nada, mesmo (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. IX, IBGE, 1960).
ACIMA: Antigo pátio ferroviário
de Barra do Funchal, com a estação e uma pequena casa,
em foto de 2009 (Foto Luiz Alves).
(Fontes:
Marcelo Bastos; Italo Coutinho;Luiz Alves; www.coisasdoindaia.com.br;
IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960;
www.youtube.com/watch?v=rKOI_ SO_ea4, fotograma; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
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Estação de Barra do Funchal em 2007. Foto coisasdoindaia.com.br |
Bilheteria da estação de Barra do Funchal em 2007.
Foto coisasdoindaia.com.br |
Fachada da estação em 2009. Fotograma do youtube |
A estação em 2009. Fotograma do youtube |
A estação em 10/2010. Foto Italo Coutinho |
A estação em 2017. Foto Marcelo Bastos |
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Atualização:
29.09.2018
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