|
|
V. F. Sapucaí
(1892-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1986) |
PIRANGUINHO
Município de Piranguinho, MG |
Ramal de Sapucaí - km 186,334 (1957) |
|
MG-2012 |
Altitude: 836 m |
|
Inauguração: 19.04.1892 |
Uso atual: moradia (2010) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A Viação
Férrea do Sapucaí, aberta como E. F. do Sapucaí
em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha até Itajubá
em 1891, partindo de Soledade, na E. F. Minas e Rio. Em 1897 chegou
a Sapucaí, na divisa com São Paulo, tendo cedido o trecho
que chegava a Itapira à Mogiana bem antes disso. Incorporada
pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí à RMV em 1931, VFCO
em 1965 e finalmente à RFFSA em 1975, os trens de passageiros
deixaram de circular no final dos anos 1970 e os trilhos foram retirados
a partir de 1986. |
|
A ESTAÇÃO: A velha estação
de Piranguinho foi inaugurada em 1892.
Até cerca de 1991, quando retiraram a linha, ainda
passavam alguns cargueiros por ali. O leito virou avenida asfaltada.
Os fundos da estação davam para o lado da rodovia
que liga Piranguinho a Itajubá. Segundo Odilon,
a cobertura da plataforma foi destruída por um comboio alto
demais que não conseguiu passar e derrubou as mãos francesas
e a cobertura, segundo ele, nos anos 1970. Em 2004, a família já
morava lá havia 37 anos.
Em 2004, quando lá estive, servia de moradia para
a família de Odilon Sobrinho. O prédio da antiga
estação estava descaracterizado, mas bem cuidado,
já sem as portas e as janelas originais.
Em uma velha foto
(ver foto ao pé desta página) dava para ver que o leito tinha duas linhas - uma principal e
um desvio.
"A origem dos famosos pés-de-moleque
de Piranguinho, era que uma senhora esposa de um funcionário
da rede fazia para vendê-los na estação do trem
aos passageiros pelos moleques", (Demétrio Mota,
06/2005).
ACIMA: Notícia
da inauguração da estação de Piranguinho
(Gazeta de Notícias, abril de 1892).
(Fontes: Ralph Mennucci Giesbrecht, pesquisa local;
Daniel Iozzi Sperandelli; Demétrio Mota; Odilon Sobrinho; Gazeta
de Notícias, 1892; Guia Geral das Estradas de
Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
A estação, lado da plataforma, e as duas linhas,
juntamente com as crianças e a moça que até
hoje mora na casa. Foto cedida por Odilon Sobrinho |
A estação em 24/10/2004. Onde está o carro
estacionado era o leito com os trilhos. Foto Ralph Mennucci
Giesbrecht. |
A estação em 24/10/2004. Foto Ralph Mennucci Giesbrecht.
|
A estação em 2/2010. Foto Daniel Iozzi Sperandelli
|
A estação em 2016. Foto Fernando Marietan |
|
|
|
|
|
Atualização:
21.04.2020
|
|