|
|
V. F. Sapucaí
(1894-1910)
Rede Sul-Mineira (1910-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1986) |
SANTA
RITA DO SAPUCAÍ
(antiga AFONSO PENA)
Município de Santa Rita do Sapucaí,
MG |
Ramal de Sapucaí - km 225,225
(1960) |
|
MG-0138 |
Altitude: 821 m |
|
Inauguração: 23.08.1894 |
Uso atual: Secretaria Municipal (2016) |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
Viação Férrea do Sapucaí, aberta como
E. F. do Sapucaí em 1887, inaugurou o primeiro trecho de linha
até Itajubá em 1891, partindo de Soledade, na E. F.
Minas e Rio. Em 1897 chegou a Sapucaí, na divisa com São
Paulo, tendo cedido o trecho que chegava a Itapira à Mogiana
bem antes disso. Incorporada pela Rede Sul-Mineira em 1910, daí
à RMV em 1931, VFCO em 1965 e finalmente à RFFSA em
1975, os trens de passageiros deixaram de circular no final dos anos
1970 e os trilhos foram retirados a partir de 1986. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Rita do Sapucaí foi inaugurada em 1894, primitivamente
num prédio de madeira.
Em 1918, ela tinha o nome de Affonso Penna (Minas Gerais,
de Roberto Capri, 1918), mas o nome voltou a Santa Rita do
Sapucaí não muito tempo depois.
"Meu avô conta que, em Santa Rita do Sapucaí, cidade onde
nasceu e cresceu, a diversão nas décadas de 1930 e 1940 era ver o
trem passar. Durante a revolução de 1932, uma multidão se aglomerava
na estação para ver as tropas mineiras em direção a São Paulo e, na
volta, o trem com prisioneiros paulistas. Quando o trem de prisioneiros
parava na estação, sempre as pessoas se aproximavam, levando algum
tipo de mantimento e aproveitando para perguntar de algum amigo ou
parente "do lado de lá". A oportunidade que mais atraiu gente para
a estação, durante a revolução, foi a passagem do bispo de Pouso Alegre,
preso. Durante toda a década de 1930 e principalmente com o início
da Guerra, em 1939, a diversão dele, então com 27 anos, era ir ao
cinema e à noite ir para a estação, a fim de esperar os jornais que
vinham no trem da noite. Lembra ainda que as oportunidades que mais
atraiam gente para a estação eram as chegadas de pracinhas, ao fim
da guerra: um primo dele pracinha, assustou-se com a recepção, que
incluía fogos de artifício - e antes do trem chegar à estação, pulou
do carro, indo correndo se esconder em casa" (Renato Philippini,
03/2004).
"Lembro-me da primeira viagem até Santa Rita, ainda para prestar
o vestibular para o Inatel. Logo na entrada da cidade, a velha estação
chamou a atenção, pela data gravada em sua lateral. Como nas fotos
mais antigas, colocaram a data no outro lado, após a restauração.
Naquele já distante ano de 1982, lembro-me que havia vagões e algum
movimento de locomotivas diesel, vermelhas, padrão RFFSA, no pátio,
embora já nos estertores de erradicação" (Douglas Razaboni,
07/2003).
A estação de madeira foi substituída por uma
de alvenaria, provavelmente entre os anos 1920 e 1930.
Foi desativada há anos - a desativação teria
sido em 1985, segundo Ivan Kallas, em 2010 -, foi reformada
e passou a ser um centro cultural. Nova reforma em 2007, quando se
pretendia em 19 de maio inaugurar um centro de artesanato no prédio.
"Atualmente está fechada; o centro de artesanato ou espaço
cultural, inaugurado em 1995, e que ocupava a estação foi fechado
em 2009. O edifício atualmente não conta com vigias e é utilizado
como local para descanso de andarilhos que já fizeram uma fogueira
em sua lateral" (Edmundo Prado Moreira Neto,
2010).
Em 2016, externamente continuava em razoável estado de conservação,
funcionando como Divisão de Cultura, Lazer e Turismo da Secretaria
Municipal de Esporte, mas já havia
sido também centro cultural e até depósito. O
prédio estava bastante descaracterizado, principalmente na
fachada principal.
ACIMA: Foto da estação ainda com o nome de Afonso Pena, provavelmente nos últimos anos do século XIX ou nas duas primeiras décadas do século XX.
|
1917
AO LADO: A navegação em Santa Rita do Sapucaí em 1917. A Sul Mineira foi mesmo arrendada? (O Estado de S. Paulo,
19/01/1917). |
|
1917
AO LADO: O futuro Presidente da Republica, Delfim Moreira, visitou uma fábrica na estação de Santa Rita do Sapucaí em 1917. A navegação da Sul Mineira acabou mesmo sendo arrendada nessa ocasião? (O Estado de S. Paulo,
24/01/1917). |
ACIMA: Linha (em preto) da V. F. Sapucaí em 1933, mostrando
a estação de Santa Rita do Sapucaí (ao centro)
ainda com o nome de Affonso Pena - diferente do da cidade. PARA
VER AREA MAIOR CLIQUE SOBRE O MAPA (Acervo Arquivo Publico Mineiro).
ACIMA: As belas casas da vila ferroviária
que, ao contrário da estação, em 12/2009, estavam
bem conservadas (Foto Edmundo Prado Moreira Neto).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2005;
Ulisses Castro, 2016; Daniel Gentili; Juliano Zambrota, 2015; Edmundo Prado Moreira
Neto, 2009 e 2010; David Kallas; Renato Philippini, 2004; Douglas Razaboni; Carlos Roberto
de Almeida, 1992; Pedro Paulo Resende; Marcos, de Santa Rita do Sapucaí;
Arquivo Publico Mineiro; Roberto Capri: Minas
Gerais, 1918; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
07.07.2023
|
|