A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1928, muitos anos depois de ter sido projetada,
na época pela
E. F. Oeste de Minas, a descida da serra
para o porto de
Angra dos Reis. Existem duas datas atribuídas
para esta inauguração, 15/04 e 01/12.
A estação de
Angra dos Reis deveria ter chegado também,
nos anos 1920, a linha do
ramal de Mangaratiba, vindo do
Rio de
Janeiro. O ramal acabou parando em
Mangaratiba. Porém, várias
obras para conscretizar esta ligação foram feitas, mas nunca acabadas.
O prédio
atual da estação foi aberto em 1956, conforme consta
numa placa afixada em seu saguão. Nessa época, a população do distrito-sede do município de
Angra dos Reis alcançava 6.970 habitantes.
O tráfego
de passageiros até ali, descendo e subindo a serra, foi extinto
entre 1979 e 1980 (
ref.: Guia Levi). Contudo, alguns trens turísticos
foram implantados depois disso. Enquanto a RFFSA era a dona da linha,
até 1996, eles funcionaram. Com a entrada das concessionárias,
eles foram suprimidos.
É, foi uma pena. A subida da serra,
descrita por passageiros desses últimos trens, era muito
bonita. O trem subia a partir da saída do pátio de
Angra dos Reis até a estação do
Alto
da Serra. Daí descia até
Lídice,
onde esses trens geralmente paravam por um tempo e voltavam. Ou
seja, eram para quem estava em
Angra dos Reis.
Em dezembro
de 2002, as fortes chuvas destruíram boa parte da cidade
de
Angra dos Reis e danificaram a linha, que ficou interrompida.
Os cargueiros tiveram seu tráfego parado até o ano
de 2005, quando a linha reparada voltou a funcionar.
Em 2007, parte
do prédio da estação servia a um centro municipal de informações turísticas
e parte à própria FCA, concessionária da linha.
Em 2011, a estação estava fechada. Depois de
descer a serra,a linha chegava à estação, atualmente desativada, que
fica em frente á Praia do Anil. Apesar de a estação ser terminal,
a linha não terminava lá, saía do pátio e cruzava com a avenida principal
no sentido do porto de
Angra. Antes disso, passava ao lado
da areia da praia, de restaurantes e do deck de pequenas embarcações
e poucos metros antes da entrada do porto, passa ao lado de uma
bela praça. Que cenário bonito deve ser um trem passando entre a
praça e a marina.
ACIMA: A estação atual de
Angra dos Reis em construção em agosto de 1955 (Autor
desconhecido).
ACIMA: As obras feitas na ligação
Mangaratiba-Angra que nunca ficaram prontas foram marcadas nesta
reportagem de 1970 - CLIQUE SOBRE A IMAGEM PARA VÊ-LA MAIOR (O Estado de S. Paulo, 9/3/1970).
ACIMA: Locomotiva e barco lado a lado no porto de Angra dos Reis, para
onde sai um ramal do pátio da estação (Foto
Daniel Gentili, 1973).
ACIMA: Saída do ramal ferroviário
no Porto de Angra dos Reis, cruzando a Praça do Reis Magos em direção
ao Pátio da Estação de Angra dos Reis. O ramal pátio-porto
tem cerca de 1,5 km (Foto Julio Cesar da Silva, 1/2011).
(Fontes: Antonio
Pastori; Julio Cesar da Silva; Cesar Quelhas; Mario Sandrini; Carlos
Latuff; Eliezer Magliano; IBGE: Enciclopedia dos
Municípios Brasileiros, 1958; O Estado
de S. Paulo, 1970; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)