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E. F. Oeste de Minas
(1928-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
JUSSARAL
Município de Angra dos Reis, RJ |
Linha-Tronco - km 21,462 (1960) |
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RJ-1680 |
Altitude: 351 m |
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Inauguração: 01.09.1925 |
Uso atual: em ruínas |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1924 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir
da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou
em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de
Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica:
construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis,
na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na
ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou
a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou
passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final
norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção
de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste
encontrando Araguari. A linha, já não mais eletrificada, foi operada
um tempo pela concessionária FCA, mas já há varios anos
foi abandonada por ela. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Jussaral foi inaugurada em 1925, tendo sido ponta de linha
até a inauguração da estação de
Angra dos Reis, terminal (ou inicial, no caso) da linha, três
anos depois. Estranhamente, sem explicações no anúncio
colocado no jornal A Noite, de 16/4/1930, a estação
foi fechada e rebaixada a estribo. Foi de novo reabilitada depois?
Cinquenta anos depois, o tráfego de passageiros naquele trecho,
descendo e subindo a serra, foi extinto entre 1979 e 1980 (ref.:
Guia Levi). Mas alguns trens turísticos foram implantados
depois disso. Enquanto a RFFSA era a dona da
ACIMA: Construção do aterro para a
formação da esplanada da estação de Jussaral,
cujo prédio se vê no fundo, à direita, um ano
antes da inauguração da estação e do trecho
(Revista Eu Sei Tudo, novembro de 1924). ABAIXO: Anos 1990. A estação
e um cargueiro da RFFSA esstacionado junto à estação,
ainda inteira (Foto: autor desconhecido).
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linha, até 1996, eles
funcionaram. Com a entrada das concessionárias, eles
foram suprimidos. É, foi uma pena. A subida da serra,
descrita por passageiros desses últimos trens, era
muito bonita. O trem subia a partir da saída do pátio
de Angra dos Reis até a estação do Alto
da Serra. Daí descia até Lídice, onde
esses trens geralmente paravam por um tempo e voltavam. Em
Jussaral, pelo menos nos últimos tempos, eles não
paravam. A estação está hoje (2006) em
ruínas. Mas também é verdade que era
AO LADO: A festiva inauguração
de Jussaral em 1925 (Jornal do Brasil, 2/9/1925).
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nessa mesma época a única
estação em que ainda há linha dupla para cruzamento
dos trens.
ACIMA:
A linha ainda funcionava normalmente, mas os burricos usavam-na como
estrada, pelo menos na estação de Jussaral (Foto de
outubro de 1984, por Ricardo Resende Coimbra).
(Fontes: Décio Marques; Ricardo Resende
Coimbra; Ronald Colombini; Eliezer Magliano; Jornal
do Brail, 1925; Eu Sei Tudo, 1924; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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A estação, ainda inteira em 1995. Foto Eliezer
Magliano |
A estação em 2002. Foto Décio Marques |
Ruínas da estação de Jussaral, em 22/01/2006.
Foto Ronald Colombini |
Ruínas da estação de Jussaral, em 22/01/2006.
Foto Ronald Colombini |
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Atualização:
04.10.2015
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